Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 16 de março de 2015

A mesma farsa


Segundo o professor Moniz Bandeira, em seu livro 'O governo João Goulart'- editora UNESP, "Os agentes da CIA teceram, sem dúvida, toda a rede da conspiração contra o governo Goulart, com a colaboração não somente de militares brasileiros, mas, também, de latifundiários, comerciantes e industriais, amatilhando os radicais da direita para atos de terror e sabotagem..."

Por isso, a boçalidade que clama por Latino em substituição ao educador Paulo Freire, manifestada ontem sob os auspícios da UDN da hora- PSDB, DEM, PPS- e Rede Globo, diz muito mas não diz tudo a respeito das tratativas subterrâneas que costumam ocorrer nessas horas de conspiração contra a democracia.

Naquele tempo havia, entre inúmeras outras organizações paramilitares de direita financiadas pela CIA, a Ação de Vigilantes do Brasil, Grupo de Ação Patriótica, Patrulha da Democracia, Mobilização Democrática Mineira, sem contar o famigerado CCC(Comando de Caça aos Comunistas), que nem precisava de incentivo para expor sua boçalidade.

E hoje? Que organizações existem ou estão em formação para dar sustentação ao golpe contra a democracia? Sabe-se que existe um tal de Instituto Millenium, organização que produz a retórica reacionária, aliás, nos mesmos moldes que havia o IPES. No entanto, hoje se sabe que tratava-se apenas de um dos componentes na articulação da ruptura democrática, contando com o apoio de partidos da direita, repita-se, já que Jango era candidato à reeleição com grandes chances de vitória, sendo que o único adversário que podia enfrentá-lo, Juscelino, não era confiável aos olhos dos conspiradores.

Por isso, infelizmente, chegamos a um estágio em que não é mais possível tergiversar diante dos fatos. A direita mostrou sua cara e a disposição de usar qualquer meio pra usurpar o poder. Se o governo, o PT, os verdadeiros partidos de esquerda, as organizações dos trabalhadores e as demais entidades da sociedade civil não se unirem pra enfrentar essa situação impondo a plataforma de governo vencedora nas eleições de outubro último, a Globo continuará abanando a fogueira do golpismo e transferindo pro congresso conservador a prerrogativa de priorizar a agenda dos derrotados.

Nenhum comentário: