53% dos paulistanos julgam que a culpa pelo racionamento de água na região metropolitana é culpa ou da presidenta Dilma Rousseff, ou do prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, em aparente manifestação de ignorância quanto ao papel do governo do estado no comando desse serviço.
Talvez, baseado nisso, o governador do estado não pensou duas vezes e resolveu cobrar entre 40% e 100% de sobretaxa na conta de água, já a partir deste mês. A cobrança será feita sempre que o consumo superar a média do gasto registrado entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014. Vale ressaltar que apenas cerca de 20% da população da cidade é abastecida pelas águas captadas na reserva de Cantareira, porém, repetindo a solidariedade malandra de FHC na época do apagão, quando estados como o Pará, que não precisavam passar por racionamento foram submetidos a ele, Alckmin sobretaxa quem nada tem a ver com a desastrada administração da SABESP.
E por falar em apagão, é curioso que toda vez que caia uma chuva um pouco mais forte na capital paulista a energia elétrica seja cortada e só retorne horas depois, frequentemente dias depois. Tem sido assim sistematicamente, sem que a população manifeste qualquer ato de descontentamento contra a gestão da não menos nefasta Eletropaulo. Corre até o risco de em breve sair um "estudo" daquele sábio anônimo que despejou em sua página do facebook a sensacional revelação que Dilma permitia o desmatamento da Amazônia apenas para prejudicar Geraldo Alckmin e os paulistas, com grande repercussão midiática a mais essa revelação sensacional do notável "especialista".
E aí está o busilis da questão. A mídia demotucana ganhou a guerra contra a verdade dos fatos e obteve êxito pleno em fazer crer pelo cidadão\cidadã médio que a causa secundária do problema na Cantareira, depois da dupla Dilma\Haddad, é o longo período de estiagens a que foi submetida a cidade, daí serem benvindas as chuvas, ainda que com o sacrifício de seguidos blackouts, por sinal, parece que nem notados. Só resta,então, tomar emprestada a perguntar que fez Fernando Brant em relação à tragédia que se abate sobre diversos povos indígenas vítimas da ganância do latifúndio, "Que tragédia é essa que cai sobre todos nós?"

Nenhum comentário:
Postar um comentário