Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Um mar de lama está chegando a Alter do Chão e demais praias do Tapajós. E o governador Simão Jatene omite-se criminosamente

A lama desce veloz rumo à foz do mais belo rio e das mais belas e quilométricas praias brancas da Amazônia. O Tapajós está se transformando num imenso esgoto de mais de 400 quilômetros de extensão. Na frente de Itaituba, distante 250 km de Santarém em linha reta, o rio já é um lamaçal, como mostram estas fotos. Há menos de 30 anos isso aconteceu, e o desastre monumental só foi atenuado por causa da queda brusca dos preços do ouro no mercado internacional naquela época. Veja nas fotos a diferença da coloração das águas do mesmo rio. Dentro de pouco tempo, se nada for feito, o famosíssimo encontro das águas vai desaparecer, pois o Tapajós estará da mesma cor do Amazonas.


O Rio Tapajós em frente a Itaituba hoje ao meio-dia
(Foto: historiador Padre Sidney Canto)



O Tapajós em Alter do Chão ainda está assim, como mostra a foto. Até quando?
(Foto: Manuel Dutra)

Hoje o ouro tem bom preço e a agressão das imensas dragas dos garimpos é cada vez mais profunda, pois o trabalho na cata do ouro se dá nas 24 horas sem parar, revirando o leito do rio, seus afluentes e suas margens com equipamentos cada vez mais potentes. Observe a diferença da coloração da água nas duas primeiras fotos: trata-se do mesmo rio, um trecho já imprestável pela poluição e outro ainda mantendo a coloração natural que tanto atrai turistas do Brasil e do exterior, assim como a população local.

Dentro de três semanas completará um ano que um grupo de pessoas de Santarém e Belém deu início a uma série de pedidos ao governo do Estado para que mandasse realizar, de imediato, pesquisas a fim de determinar os níveis de contaminação química e de poluição por barro do Rio Tapajós, em consequência da atividade garimpeira ilegal que se processa no curso médio do rio. O governador Simão Jatene, a quem enviamos uma carta-petição pública solicitando a medida, nunca respondeu. O resultado está aí, nestas fotos, duas feitas hoje pelo historiador Padre Sidney Canto e duas feitas por mim, na cheia de 2013.


Frente de Itaituba hoje ao meio-dia


Alter do Chão: até quando estes trabalhadores terão turistas
para transportar rumo às praias brancas e limpas?
(Manuel Dutra)

Nenhum comentário: