Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Dilma, Haddad e a coragem de enfrentar desafios

A grande notícia da semana passada foi, sem dúvida, a medida anunciada pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, de criação do passe livre para estudantes de escolas públicas, cotistas, bolsistas do FIES e do ProUni. Apesar de ser um benefício  restrito à cidade de São Paulo, é emblemático porque foi lá que começou um movimento em junho do ano passado, a partir dessa reivindicação, e que espraiou-se por todo o país gerando manifestações de rua das quais todos lembram.

Além disso, é importante ressaltar os movimentos do prefeito paulistano pra chegar a essa concessão. Conseguiu aprovar na câmara paulistana um sistema progressivo de cobrança de IPTU, taxando grandes imóveis e imóveis ociosos ao mesmo tempo que isentava ou congelava o tributo para os de baixa renda. Enfrentou a resistência de partidos da direita, como PSDB, DEM e PPS, bem como a toda poderosa FIESP, que entraram com pedido de liminar na justiça visando impedir a cobrança. Derrotados por decisão judicial superior, foi a vez do prefeito dar exemplo à sociedade de como um governante honesto pode beneficiar aos que mais necessitam, caso tivéssemos um modelo progressivo de cobrança de todos os tributos no país, onde quem mais ganha mais paga.

Depois desse exemplo histórico do prefeito paulistano, nesta semana foi a vez da presidenta Dilma dar outra boa notícia à população. "A diretoria da Petrobras determinou que empresas dos grupos citados nas denúncias de corrupção envolvendo a empresa sejam temporariamente impedidas de participar de licitações.A adoção dessa medida cautelar, em caráter preventivo, tem por finalidade resguardar a petroleira e suas parceiras de danos de “difícil reparação financeira” e de prejuízos à sua imagem, de acordo com o comunicado ao mercado, divulgado na noite de ontem, segunda-feira(29)".

Chama a atenção o fato da direção da estatal incluir nessa vedação o nome de todas as grandes empreiteiras do país, inclusive a Odebrecht, acusada de pagar uma propina de U$23 milhões a Paulo Roberto Costa, mesmo assim estranhamente poupada das investigações do juiz paranaense Sérgio Moro; e a Andrade Gutierrez, outra acusada do mesmo crime de corrupção, mas também poupada pelo juiz.

Diante desse medida, estamos por um triz de evitar que vazamentos seletivos, nas barbas de Moro, produzam um processo seletivo com julgamentos que cheguem a resultados idem. A própria Petrobras toma, assim, a iniciativa de colocar todas todos os corruptores na mesma investigação abrindo a possibilidade de se apurar todos os malfeitos e assim chegar-se a raiz do crime impedindo que essa justiça seletiva vire injustiça manifesta. Em boa hora e de forma desassombrada, confirmando tudo aquilo que a presidenta Dilma falava em campanha. Vamos ver em quem vai doer.


Nenhum comentário: