Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

A acareação de Itararé

Por que será que esse aí tomou chá de sumiço?
Quando a Globo News começou a transmitir a sessão de acareação entre Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa, na CPMI da Petrobras, os parlamentares de oposição viram nisso a oportunidade de encenar sua indignação em rede nacional e passaram a deitar falação, falar que estavam prestando um serviço à nação, óbvio, esculhambar o governo e insinuar que é preciso ligar Lula e Dilma a qualquer malfeito porventura encontrado.

Curiosamente, o apresentador daquela tevê fez uma observação/reprimenda julgando que havia muitas considerações e poucas perguntas de interesse público, o que acabava por comprometer a objetividade da acareação. Não mais que de repente, os oposicionistas deixaram a pavulagem de lado(que sacrifício!) e passaram a correr com perguntas mais curtas, mesmo que descabidas afinal era o momento de surfar, mas ordens "superiores" foram feitas pra serem obedecidas.

Só não contavam com um detalhe. O regimento Interno de ambas as casas, que determina a suspensão do funcionamento de qualquer comissão, seja permanente ou temporária, e CPI é temporária, terá seus trabalhos suspensos toda vez que houver sessão plenária, seja na Câmara seja no Senado, encerrando aquela sessão de pantomima e deixando furiosos os oposicionistas, que queriam passar por cima dos regimentos mas foram derrotados.

Assim, a CPMI caminha pra tomar uma decisão importante, que não pode ser refém de arroubos movidos por encenação midiática sob pena de cair no descrédito, no sentido de esclarecer ao povo brasileiro tudo aquilo que ora é tratado como espetáculo midiático, inclusive com a concorrência de membros do Poder Judiciário, infelizmente. E a tarefa é ainda mais delicada na medida em que paira sobre o trabalho de outra CPMI, também sobre a Petrobras, a suspeita de que encerrou-se abruptamente por conta de distribuição de propina agora vinda à tona. Logo, os arroubos devem ser escravos dos fatos e não do script imposto pela mídia, caso contrário a presente comissão terminará da forma malsinada como terminou a sua congênere, abortada na propina, indo para o labirinto judiciário onde a prescrição costuma resguardar a turma do 'colarinho branco'.

Nenhum comentário: