Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Muita calma nessa hora!


Em seu 'Conversa Afiada', Paulo Henrique Amorim informa que o governo federal "suspendeu a publicidade governamental no detrito sólido de maré baixa", ou seja, suspendeu a publicidade governamental na revista Veja. PHA considera pouco e defende que a medida deveria ser estendida aos demais veículos componentes daquilo que o deputado Fernando Ferro cunho como PIG(Partido da Imprensa Golpista), no caso Folha de São Paulo, Rede Globo e jornal Estado de São Paulo.

Talvez, do ponto de vista legal, a medida tenha de fato sido tímida. No entanto, diante do embate que se trava desde já para emparedar o governo e impor uma agenda política de linha conservadora, é bom que o governo não dê passos muito longos agora, no final do atual mandato, quando convive com um Congresso em final de mandato e partidos que precisarão reciclar-se já a partir de janeiro. Afinal, por mais que figuras conservadoras estejam de volta ao cenário, juntando-se a outras que pontificaram na legislatura passada, é bastante provável que o governo ainda contará com maioria parlamentar.

Nesse sentido, iniciar as tratativas para a configuração do futuro governo antecipando batalhas cria mais dificuldades do que abre portas na medida em que muitos dos aliados pontuais que poderão somar-se à base governista têm extrema dificuldade em participar desse enfrentamento, abrindo o risco de baixas na tropa. Ademais, a briga com a revista Veja deu-se instantaneamente após a divulgação do criminoso boato, enquanto os demais veículos de comunicação manifestaram-se posteriormente a esse respeito, logo, tomar uma medida agora só reforçaria a reação a aumentar a temperatura golpista.

Penso que a decisão de suspender a publicidade oficial da revista da Abril sinaliza disposição do governo em relacionar-se com a mídia partidarizada em um outro nível, certamente menos leniente com os malfeitos. O desafio, então, é achar o time certo para o enfrentamento dessa guerra. Como ensina Sun Tzu, "...É este o motivo porque todos nós já ouvimos falar de imprudente rapidez em guerras, mas ainda estamos para ver uma operação inteligente levada a cabo com vagar". É isso!

Nenhum comentário: