Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sábado, 22 de novembro de 2014

A surreal cleptocracia privata

Mais ou menos parecido com o vaticínio de Luís Fernando Veríssimo, para quem, nessa toada de empulhações que ora imprime, chegará o dia em que os jornais trarão como único fato verídico a data da sua edição, também chegou o momento em que um tucano foi à justiça dar queixa e acabou tendo que ficar por lá pra prestar esclarecimento a respeito de manobra escusa que teria feito pra surrupiar dinheiro público.


Foi em Rondônia e o metamorfoseado foi o ex-senador tucano Expedito Júnior, presidente do PSDB naquele estado. Foi candidato ao governo do estado e perdeu para o pemedebista Confúcio Moura e, ato contínuo, impetrou nada menos do que seis ações contra o adversário, acusando-o de abuso de poder econômico durante o pleito.

Foi aí que o inusitado fez uma surpresa. A polícia Federal deflagrou a 'Operação Plateias', em nove estados e no DF, a fim de apurar fraudes em licitações que resultaram no desvio de R$57 milhões só em Rondônia. isto uniu sob a mesma suspeita acusado e acusador, sendo ambos coagidos a prestar esclarecimentos do sumiço desse 'dinheirinho'.

O governador eleito terá que explicar a origem dos recursos da sua campanha milionária, para os padrões rondonienses; e o derrotado o porquê de sua empresa de segurança privada embolsar R$50 milhões por vigilância em escolas públicas.

Independente do resultado da citada investigação, já se sabe que o povo de Rondônia acabou como o grande derrotado nas eleições ao ver os dois principais adversários na disputa pelo comando político/administrativo do estado unidos por algo nada edificante. Pior. Paira no ar a lentidão com que a justiça age no país, principalmente quando se trata do julgamento de malfeitos dos de 'colarinho branco', prolongando por um tempo incômodo as suspeitas sobre esses dois personagens, que entrarão para a história como os candidatos que, entre a eleição e a diplomação, foram obrigados a fazer um estágio em uma dependência policial como suspeitos de antecipar uma catástrofe. Preocupante!




Nenhum comentário: