Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Saúde frágil da esposa e medo da derrota(não necessariamente nessa ordem) pesam na possível desistência de Sarney

O presidente do PMDB, Valdir Raupp (RO), confirmou nesta terça-feira (24) a decisão do senador José Sarney (PMDB-AP) de não disputar a reeleição ao Senado em outubro. Em conversa por telefone, Sarney disse ao presidente da sigla que vai encerrar sua carreira política em razão da saúde frágil de sua esposa, mas ouviu do presidente do PMDB um apelo para permanecer na vida pública.

Raupp não descartou a possibilidade de Sarney mudar de ideia até sexta-feira (27), quando o PMDB do Amapá realiza sua convenção estadual, porque considera que o peemedebista tem apoio suficiente para se reeleger senador pelo Amapá.

"Não se pode dizer que dessa água não bebo. Mas temos que aguardar. O nosso desejo é que ele continue [na vida política]", afirmou Raupp.

Sarney telefonou na manhã desta terça-feira para Raupp com o objetivo de comunicá-lo sobre a desistência de sua candidatura. O senador disse que sua principal motivação é a saúde da mulher, Marly, que enfrenta problemas nos joelhos e coluna que dificultam sua locomoção.

Nos bastidores, Sarney confidenciou a aliados que teme não ser reeleito diante da crescente resistência ao seu nome no Amapá e não estaria disposto a encerrar sua carreira, aos 84 anos, com uma derrota.

Raupp disse, porém, que pesquisas internas do partido apontam que Sarney teria mais de 53% dos votos ao Senado no Estado --o que reforça a intenção do PMDB em lançá-lo candidato. "Durante a campanha, acho que ele conseguiria vencer as eleições. A fatia dele [do eleitorado] seria garantida. É mais uma questão pessoal de problemas de saúde", afirmou.

O presidente do PMDB disse que, se Sarney efetivar sua saída da vida pública, vai ser um "conselheiro" do partido, sem se afastar das decisões da sigla. "O PMDB inteiro está triste, ele vai fazer muita falta."
(Folhapress/via Blog Belém)

Nenhum comentário: