Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Enquanto Felipão convocava sua seleção, Zenaldo já treinava com a do SETRANS-Bel

Como no poema brechtiano, em que a audácia dos usurpadores é um vício de caráter progressivo, o prefeito de Belém vai tornando uso administrativo a transferência à população dos custos dos empresários que exploram a permissão(precária, muito precária) do sistema de transporte coletivo ao usuário, com o reajuste salarial na data-base de seus funcionários. A pose feita pelo atual alcaide, ano passado, dentro de um dos novos ônibus espetacularmente alardeados como parte de uma frota que se renovava, vigarice público/privada que o tempo se encarregou de comprovar, assim como comprovou que aquela pose era o que documentava o tamanho da generosidade de Zenaldo Lorta Jr com aquela classe empresarial.

Quando foi vereador, Zenaldo relatou a vigente Lei Orgânica do Município de Belém sendo, portanto, um dos principais subscritores daquele diploma legal que garante, no Capítulo V- Dos Trnasportes, entre outras coisas, atendimento prioritário "às necessidades sociais"; segurança, higiene, saúde e conforto do usuário; RESPONSABILIDADE DO PODER PÚBLICO PELO TRANSPORTE COLETIVO, TENDO SEU CARÁTER ESSENCIAL ASSEGURADO MEDIANTE TARIFA CONDIZENTE COM O PODER AQUISITIVO DA POPULAÇÃO E COM GARANTIA DE SERVIÇO ADEQUADO AO USUÁRIO(Art.146 do LOMB- a parte grifada é responsabilidade deste blog).

Ao laborar para que se desrespeite quase integralmente os comandos legais e tomando partido da classe empresarial na defesa dos interesses desta, garantindo-lhe a auferição de lucros a qualquer custo, o prefeito mais do que desnuda o estelionato eleitoral que foi sua unção ao cargo máximo da administração municipal da capital. Segue o deplorável exemplo de seu correligionário paulista que mandou esquecer o que havia escrito porque interesse inconfessáveis deveriam ser priorizados em um determinado momento.

Enfim, mais uma vez, o rito dessa tunga orquestrada contra o bolso do povo será a deflagração da greve da categoria rodoviária, seguida do entendimento diante da Justiça do Trabalho, com as duas partes cedendo e chegando a um consenso na concessão e aceitação do percentual de reajuste salarial, bem como no aumento do valor do ticket alimentação. Fechado o acordo, o prefeito convoca providencialmente(em socorro aos empresários) o Conselho Municipal de Transportes e decide a toque de caixa conceder o reajuste solicitado, por sinal, alardeado pela mídia tucana como previsto só para o ano que vem. Mas, sabemos nós que o cinismo é irmão gêmeo da insensibilidade, daí ser plausível o ardil  que transforma oportunamente a referida data-base em álibi sórdido, confortando os coraçõezinhos apreensivos desses pobres empresários(?). Enquanto isso, Ministério Público e justiça dormem o sono dos indiferentes. Triste!

Nenhum comentário: