Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sábado, 31 de maio de 2014

A feira literária do Catar


Simão Lorota vendeu a Feira do Livro pro Catar e se mandou pra França, deixando a presidenta do TJE fazendo as honras da casa para o ilustre e estranho(aos nossos hábitos literários) visitante. A foto de capa do papelucho oficioso dos privatas, O Liberal, é patética e expressa bem o mal estar da governadora em exercício ante algo tão estranho.

Perde-se, assim, mais uma oportunidade de celebrar nossos autores e contribuir para que aumente entre os jovens o interesse pelo que é produzido em nossa região. Não por acaso, é recebida com total indiferença a estúpida 'desomenagem' que a Câmara Municipal de Belém dispensou a Dalcidio Jurandir, retirando o nome do escritor de uma avenida construída em nossa capital para colocar um nome alusivo a evento de interesse exclusivo de uma seita religiosa.

Quanto a Simão, parece levar muito em consideração o termo feira e nem tanto o livro, daí dar pouca importância ao evento e menos ainda ao que ele pode representar. Talvez, receoso com o aguçamento do senso crítico dos discentes paraenses em seus vários níveis de escolaridade. Pode ser que ainda ecoem nos ouvidos governamentais as vaias dispensadas em alguns municípios do Pará, seja por universitários seja por estudantes do ensino médio, por isso é bom por o dedo nessa iconoclastia servindo como cardápio literário algo tão natural quanto um tapete voador. Credo!

Nenhum comentário: