![]() |
Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de inauguração do Complexo Portuário Miritituba-Barcarena. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR |
A presidenta Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira (25), em Barcarena (PA), durante inauguração do complexo portuário Miritituba-Barcarena, que o governo federal quer, junto com o setor privado, estabelecer as melhores bases para ampliar a produtividade da economia brasileira. A presidenta afirmou que o governo está trabalhando intensamente para promover uma verdadeira revolução na logística de transporte do país.
“Nosso país, que passou um longo período sem investir de forma sistemática em infraestrutura tem diante de si o desafio de organizar a cadeia logística. Precisamos transitar da matriz centrada em rodovias, para uma outra que combine todos os modais. Para isso precisamos do investimento público e privado (…) Queremos junto do setor produtivo estabelecer as melhores bases para ampliar a produtividade da economia brasileira”.
Dilma afirmou que o governo decidiu estabelecer um novo marco regulatório para os portos, removendo as restrições ao investimento privado e aumentando a oferta de instalações portuárias, tanto nos portos organizados, permitindo assim a existência de terminais de uso privado com permissão para transportar cargas de terceiros, até então restritas aos portos públicos.
“A partir da aprovação da lei, os investidores privados já se comprometeram com R$ 8,1 bilhões de investimentos em 18 terminais de uso privado. Bom lembar que estão em andamento em todo o Brasil processos de autorização para outros 32 terminais de uso privado. Aqui no Pará, por exemplo, foram solicitados 12 terminais de uso privado. Esses 12 vão resultar num investimento estimado de R$ 880 milhões”.
Dilma também elogiou os investimentos da Bunge no Pará, especialmente no complexo portuário Miritituba-Barcarena.
“Meu governo está trabalhando intensamente para promover a revolução na logística de transporte do país. E tenho certeza que esse complexo portuário, esse investimento da Bunge, mostra que temos bons parceiros, que temos agentes determinados, interessados em fazer esses investimentos”.
(Blog do Planalto)


Nenhum comentário:
Postar um comentário