Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 18 de março de 2014

No jornalixo piguento a honestidade não compensa



Com a canalhice costumeira, a 'Isto É' desta semana faz uma reporcagem que reflete muito bem o tipo de jornalixo que bem caracteriza o PIG: afirma o que bem entende, ignora as razões que poderiam colocar sob dúvidas suas afirmações e só ouve quem está de acordo com o que é dito por eles. Claro que por se tratar de assunto polêmico fica no ar a sensação de que a dita reporcagem foi feita sob encomenda de algum setor empresarial que deve se sentido  prejudicado com o uso de uma tecnologia recente, capaz de baixar custos e economizar tempo na construção de obras públicas, exatamente por prescindir de certos equipamentos tradicionais.
Trata-se das tais 'creches de plástico', vistas pela revista como uma forma de cumprir um cronograma na construção dessas creches obedecendo o calendário eleitoral. Reforçando a leviana afirmação, está sempre à mão alguém da tropa do Tribunal de Contas do DEM(TCU), sabidamente um depósito de políticos reacionários que o eleitorado tirou de cena, mas que foram amparados por aliados ainda com força política de garantir-lhes usufruir dessa sinecura. É tão tendenciosa que não tem a menor vergonha de desdenhar da economia de R$100 mil por unidade construída, apresentando como álibi pra essa afirmação velhaca a alegada fragilidade do material usado.
Com um mínimo de decência, poderiam ouvir os responsáveis pela emissão do documento que credencia esses construtores, o Sistema Nacional de Avaliações Técnicas(SINAT), para constatar que
a montagem do sistema construtivo dispensa o uso de equipamentos pesados, como guindaste, e ferramentas especiais), os painéis de PVC usados no sistema atendem às condições de conforto térmico e acústico e segurança contra o fogo, são resistentes à ação de fungos, à maioria dos agentes químicos e às intempéries, reduzindo a necessidade de manutenção das paredes. Permitem ampliações após a entrega do imóvel e também a aplicação de revestimentos diversos, tais como cerâmica, texturas, reboco, massa corrida ou pintura. O sistema atende aos requisitos da norma NBR 15.575:2013 Edificações Habitacionais - Desempenho e às exigências dos principais programas habitacionais brasileiros. Além disso,tomando-se como referência a execução de uma casa de 43 m² construída com esse sistema construtivo, a produtividade estimada é de 2,41 Hh/m², com um prazo de execução de 12,9 dias. Os painéis de uma casa, por exemplo, podem ser montados e travados por quatro pessoas em apenas um dia de trabalho, possibilitando a execução da etapa de concretagem logo no dia seguinte.
Custava ser honesto?


Nenhum comentário: