O presidente do Congresso Nacional Renan Calheiros estava bastante eufórico hoje(11) a quando da promulgação da Emenda Constitucional Nº77, que permite aos médicos que têm vínculo empregatício com as Forças Armadas poderem acumular essa atividade profissional com outro emprego. Renan chegou até a chamar a dita emenda de 'muito mais médicos'.
Tomara que esses 20 mil médicos que servem em hospitais militares, de fato, venham somar aos que já militam no SUS e assim deem sua contribuição para reduzir o déficit crônico que assola o Brasil nessa área, principalmente naquelas regiões onde a necessidade é maior e onde raramente se tem um consultório médico.
Mais sincero foi o deputado pemedebista Henrique Eduardo Alves, que enfatizou a importância da emenda pela possibilidade de evitar o esvaziamento dos quadros de médicos das três Forças, sem levar muita fé que a maioria predominante desses 'doutores' vá inexoravelmente acumular o segundo emprego no SUS, até mesmo porque não há nada no texto que amarre essa possibilidade.
Assim caminham Renan e Henrique tentando pegar carona na popularidade da presidenta Dilma, festejando a promulgação de símiles tímidos como se esses significassem medidas do alcance social de um Bolsa-Família ou Minha Casa, Minha Vida. Quando é um programa dessa natureza até que se compreende o comportamento eufórico dos dois, afinal, pelo menos para o profissional alvo da EC representa um benefício que lhe permite melhorar a remuneração. Brabo é a produção de medidas que usam as instituições que dirigem para vender gato por lebre, como ocorreu em meados do ano passado, quando tentaram ser sutis na defesa do conservadorismo que os move, boicotando a proposta da presidenta da República da realização de um plebiscito que desse ao país uma Reforma Política que higienizasse principalmente o processo eleitoral brasileiro, em resposta às reivindicações emanadas das manifestações. Aí só resta à presidenta sentir saudades da 'oposição fraquinha' e carente do afeto do PIG. Credo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário