Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Tu gela?

A menos de um ano do começo da Copa do Mundo, a direção da FIFA parece começar a demonstrar preocupações com as perfomances das equipes européias e anuncia a adoção de paradas técnicas nas partidas toda vez que os termômetros dos estádios acusarem temperatura mínima de 32º. De antemão, desconfio que a medida não passa de rematada tolice. Veja-se, por exemplo, os casos de Manaus e Cuiabá. Pode até ser que a temperatura registrada seja de 29º, no entanto, a sensação térmica dentro de campo de jogo sempre estará muito acima disso, podendo chegar a infernais 40º. E aí?
Lembrando que, na Copa das Confederações, após a disputadíssima partida entre ItáliaxJapão, disputada às 21hs, os italianos sairam reclamando do calor diabólico que fazia na Arena Pernambuco, embora as aparências indicassem que o etilismo, mais do que o calor de Recife, havia dsido o maior inimigo do preparo físico da Azzurra, que venceu dos orientais graças à excessiva fraqueza desse time, que entregou infantilmente a rapadura.
A respeito de situação semelhante, Zagallo e Parreira certa vez ressaltaram a preparação do time brasileiro de 1970, para superar os problemas com a altitude mexicana, optando por chegar para a disputa com seis meses de antecedência, por isso o time brasileiro manteve sempre o mesmo desempenho nos dois tempos da partida, ao contrário de muitas seleções, que caíam bastante de rendimento quando o segundo tempo chegava. Citemos o jogo de estréia, contra a ainda Tcehecoslováquia, quando o Brasil empatou no último minuto do primeiro tempo, metendo mais três no segundo, inclusive um do Jairzinho com direito a driblar meio time tcheco; e a final contra a Itália, também empatada em 1x1 na ida pro intervalo e encerrada  com o mesmo placar do primeiro jogo, com os italianos totalmente entregues, até mesmo porque vinham de uma batalha épica na semifinal, contra os alemãos.
Por isso, em vez da FIFA ficar inventando moda, que os europeus imitem o exemplo da seleção tri-campeã do mundo e prepare-se adequadamente pra competição.

Nenhum comentário: