Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

TIRE SEUS SOFISMAS DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA PORRALOUQUICE.

Desconfio que aquela mesma fração da esquerda, que acreditou nos milicos quando estes disseram que iam apear Jango do poder e depois devolver o governo aos civis; que acreditou(e parece ainda acreditar) que Jader não é aquilo é, ou seja, um legítimo representante do mandonismo secular de que falava Raymundo Faoro; que defendeu a repressão aos que ousaram levar suas bandeiras vermelhas ao comício das Diretas-Já!, em Belém, e ainda os chamou de 'porraloucas', é a mesma que agora resolveu criar o infeliz apelido de 'militontos' aos que não aceitam uma aliança PMDBxPT para o governo do estado, já no 1º turno do ano que vem.
Afora o irritante tom paternalista nos conselhos, que talvez nem as polainas de Acácio seriam capazes de sugerir, não pela obviedade, mas pela idiotia comprovada ao longo da história, há, ainda, uma camuflagem pessimamente disfarçada em torno daquilo que é o principal nessa peroração: a sorrateira interdição do debate.
E a humanidade é empanturrada de exemplos em que essa interdição é decorrente da encenação da desnecessidade do debate, evidentemente, um traço autoritário.Mussolini era o condottiere que levaria a Itália a um porvir risonho, daí não precisar do cérebro diabólico de Gramsci.
Sem contar a nacional/truculência stalinista, que acabou a golpes de picareta com o cosmopolitismo trotskista e qualquer rebeldia contra o status quo estabelecido sabemos muito bem como.
Voltando ao nosso exemplo local e infinitamente mais ameno, nada há de trágico na defesa de candidatura própria petista ao governo do estado. Trata-se de opção legítima e enriquecedora do escasso debate político por essas bandas. Tencionar abortá-lo, isto, sim, é um desserviço à causa da democracia, aliás, como foi tentado a quando da consolidação da malsinada 'Nova República', de resto, claramente inspirada na doutrina Golbery, por sinal, a nos assombrar até hoje porque defendida com unhas e dentes justamente pelo PMDB. Que essas 'penélopes' teçam seus sofismas à espera do retorno de Ulisses, tudo bem. Porém que tirem suas vãs esperanças do nosso caminho, que nós queremos passar com a nossa tonteira e porraloquice. Só isso!

Nenhum comentário: