O "Jornal da Band" também não ficou livre da perda de 12%. O pior resultado ficou com o "RedeTV! News", que viu este ano quase metade de seu público desaparecer (41%; veja tabela abaixo). Os dois principais telejornais do SBT também registraram queda, embora menores que os concorrentes. O "SBT Brasil" perdeu 3% de audiência e o "Jornal do SBT" caiu 6%

Esse pode ser um dos motivos para que Silvio Santos tenha retomado a ideia de ressuscitar pela enésima vez o "Aqui Agora", jornal popularesco que poderia concorrer diretamente com o "Cidade Alerta" (Record) e o "Brasil Urgente" (Band). A única emissora que conseguiu crescer, ainda que pouquinho, na área de telejornais, foi a Record.
(Os Amigos do Presidente Lula)
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Em meio a dúvidas sobre o sucesso do seu Programa de Investimento em Logística (PIL), o governo retoma nesta quarta-feira (18) o programa de privatização de rodovias federais com o leilão de trecho da BR-050, entre Goiás e Minas Gerais. A abertura dos envelopes com as propostas dos oitos grupos na disputa está marcada para acontecer a partir das 10h, na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa).
O leilão desta quarta será o primeiro de uma série que, nos próximos meses, deve entregar para controle da iniciativa privada um total de 7,5 mil quilômetros de rodovias e mais de 10 mil quilômetros de ferrovias.
Lançado pelo governo federal em agosto do ano passado, o programa de concessões de rodovias e ferrovias integra um pacote de leilões na área de infraestrutura estimado em cerca de R$ 500 bilhões em investimentos e que é tido como a principal aposta da presidente Dilma Rousseff para acelerar o crescimento da economia e destravar os investimentos em infraestrutura, logística e transportes.
No modelo de concessão, o governo transfere à iniciativa privada um bem ou serviço público por um tempo determinado, podendo voltar atrás se não estiver satisfeito ou rever ao fim do período de contrato. No caso do leilão da BR-050, o prazo de concessão para a iniciativa privada será de 30 anos.
A confiança no ambicioso programa, porém, sofreu um revés na sexta-feira (13), quando o governo foi surpreendido pela ausência de investidores interessados na concessão da rodovia BR-262, entre Espírito Santo e Minas Gerais, trecho que seria leiloado junto com a BR-050. Com isso, a BR-262, trecho que o próprio governo considerava um dos mais atrativos do programa, está fora do leilão desta quarta.
Para garantir o sucesso do PIL, nos últimos meses o governo cedeu aos pedidos dos empresários, elevou o valor teto dos pedágios estipulados; aumentou o prazo das concessões, de 25 para 30 anos; e o prazo para financiamento, de 20 para 25 anos. Além disso, elevou a chamada Taxa Interna de Retorno (TIR) dos investidores de 5,5% para 7,2%.
Mas após o fracasso do leilão da BR-262, a presidente Dilma já anunciou que fará uma "reavaliação grande" nas concessões e o Ministério dos Transportes decidiu rever o cronograma. Além disso, a partir de agora, os trechos serão leiloados individualmente, em vez de dois por vez, como estava planejado anteriormente.
Problemas
Nesta terça-feira (17), o G1 percorreu os mais de 400 km da rodovia que vai a leilão, ouviu motoristas e constatou diversos problemas.
Não há mágica na administração dessas rodovias, cujo custo da manutenção é altíssimo e precisa ter seu trânsito dividido com outros modais a fim de que superemos definitivamente a hegemonia do rodoviarismo, que os governos militares pensaram ser a mola mestra do nosso desenvolvimento.
Quebraram a cara com a extinção das ferrovias, assim como o neoliberalismo quebrou a cara com o sucateamento de nossa indústria naval e sua consequente precarização do transporte fluvial. Resumo dessa ópera-bufa: só a redução do transporte pesado será capaz de apontar para o melhoramento das condições de trafegabilidade de nossas rodovias. Torcer contra o governo e vibrar com a ganância desses consórcios e suas chantagens não ajudará resolver o problema, muito menos trará dividendos políticos aos do contra, apenas fará com que a solução, que o governo inegavelmente busca com o resgate de nossa indústria naval e do sistema ferroviário, seja um pouco mais traumática na medida em que as vitórias de Pirro dos rapaces atrapalhará certas e determinadas ações.
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