Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Descobrindo a pólvora

A Folha de hoje dá a entender que Aécio 'Canabrava' Neves recebeu uma mensagem, via além, do avô que o ajudou a descobrir um modo de desidratar o até aqui favoritismo de Dilma. Vai distribuir cargos entre membros dos partidos da base do governo federal em estados governados pro tucanos a fim de rachar a base dilmista.
Quando o porre passar e o Engov começar a fazer efeito, 'Canabrava' lembrará que a dita "Nova República", que levou Tancredo a ganhar de Paulo Maluf no colégio eleitoral, não passou disso e, desde então, as articulações políticas que sustentam partidos e coalizões em disputas eleitorais seguem religiosamente esse modelo.
A citação do caso do Pará, entre os estados em que pemedebistas estão sendo cooptados por tucanos, é emblemático da tática tropega do cambaleante presidenciável tucano. Quando Aécio vinha com o tira-gosto Jader já estava no décimo chopp. Domina metade do secretariado de Simão, tem a bancada potencialmente mais barulhenta a qualquer movimento governista em falso e um aparato midiático do qual Lorota demonstra um pavor indisfarçável.
Isto quer dizer que, bem antes do porre do neto chegar ao estágio das visões inclusive do avô, tucanos e pemedebistas já se entendiam e formavam uma aliança que (des)governa o Pará entrando pelo terceiro ano, sem que qualquer membro do staff do vice-presidente da República, ou dirigente nacional do PMDB, tenha aparecido por aqui e determinado que o partido era oposição aos tucanos. Nem aqui, nem alhures, pois sabem que essa composição é tão sólida quanto gelatina atirada ao ventilador, pra não dizer outra coisa.
Pelo tropicar do papudinho, é bem provável que, daqui a um tempo, surja alguma tese acadêmica tentando explicar a trajetória política do senador mineiro. Evidentemente, com capítulo especial a respeito do efeito da 'manguaça' nessa trajetória. Credo!!

Nenhum comentário: