Algo que ocorreu postar ontem, e acabei esquecendo, faço agora.
Trata-se do número de inscritos no Vestibular-2013 da UNAMA. Até recentemente, essa universidade privada bamburrava, pois quem tinha a mínima condição de pagá-la pra lá corria, dado o estado lastimável que os tucanos deixaram as universidades públicas, aqui e alhures.
Hoje, diante do resgate do ensino superior público, bem como da implementação do ProUni, que contribui para o acesso de todas as classes sociais ao ensino superior, essa que é a mais vistosa universidade privada do Pará assume o papel de coadjuvante no papel do estado em prover educação ao seu povo. Assim, constatamos que mal chega a dois concorrentes por vaga no compto geral, sendo que, em alguns cursos, a proporção é de 1,04 candidato por vaga. E aqui não estão contabilizados aqueles que matriculam-se em mais de uma universidade, dado que só será conhecido posteriormente, porém, certamente ocultado por quem divulgou os aqui comentados.
Concluindo. Esse é mais um exemplo da gritante diferença que há entre as formas tucana e petista de conceber o papel que o estado deve exercer em uma sociedade democrática. Enquanto o guru dos primeiros sempre defendeu que esse país só teria futuro se tivesse apenas 30 milhões de habitantes, pois não gera recursos suficientes para atender a demanda de 190 milhões; o modo petista de governar provou o contrário, ao canalizar os recursos públicos destinados à educação em benefício da escola pública. Simples assim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário