Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

QUANDO OS SOLDADOS PREFEREM MORRER



Em julho passado, revelam fontes oficiais, 38 militares norte-americanos se mataram. Um aumento de mais de 100% sobre os casos de suicídio do mês anterior. Vinte e dois deles se encontravam em serviço. Os demais haviam voltado para casa, mas já não se sentiam em seus lares. Eram outros homens, desfeitos e refeitos pelo horror.

Provavelmente não se sentissem combatentes por sua pátria ou suas idéias, e, sim, meros mercenários, enviados para assassinar em nome de interesses que nada têm a ver com os de seu povo. Salvo nas duas guerras mundiais, quando justa era a luta contra os alemães e o nazismo, os soldados ianques lutam por Wall Street. O genocídio inútil de Hiroxima e Nagasáki, ao manchar com a desonra o combate pelos valores humanos, confirmou os exércitos dos EUA como bandos de pistoleiros do imperialismo.

Os Estados Unidos nunca tiveram que lutar em seu solo, a não ser na Guerra da Independência. Sempre invadiram o solo alheio, a partir da guerra contra o México, em 1846, quando anexaram mais de 40% do território do país vencido. A Guerra da Independência, bem antes, se travara contra homens iguais, da mesma etnia, da mesma fé, e poderíamos dizer, quase das mesmas idéias. O mesmo veio a ocorrer no conflito interno, o da Guerra da Secessão, apesar da crueldade dos combates e a bandeira ética do Norte contra a escravocracia do Sul.

Esse enorme privilégio – o de não conhecer as botas dos ocupantes estrangeiros – transformou-se em maldição. Os militares ianques já não encontram na alma, desde a derrota no Vietnã, quaisquer razões para a luta. Assim, são corridos pela depressão, ou se transformam em animais, como os que se deixaram fotografar em Abu Ghraid, com seus cães. A depressão os leva a desertar das fileiras, de forma absoluta, ao estourar a cabeça ou o coração com suas próprias armas.

O filósofo espanhol Ortega y Gasset tem uma tese interessante sobre os militares e as guerras. Ele considera o cerco de Granada, pelos Reis Católicos, em 1492 – o mesmo ano da descoberta da América por Colombo – como o fim do soldado que combatia com honra, e o início do soldado “técnico”, que atua como simples extensão de sua arma.

No cerco de Granada, e na vitória que se seguiu, os castelhanos usaram o planejamento tático e estratégico, superando, e em muito, os gregos e os romanos no projeto de suas operações. Segundo Ortega, ali morreu a bravura, e nasceu o combatente moderno, mera máquina de matar, sem honra e sem sentimentos, a não ser os do ódio induzido.

Os soldados americanos que se matam, torturados pelo remorso, talvez sigam o lema que os japoneses inscrevem nos sabres destinados ao harakiri: saiba morrer com honra quem com honra não soube viver.
(Mauro Santayana)

Um comentário:

Anônimo disse...

Lei de Acesso a Informação
Recebi o texto abaixo de Daniel Mansur e o publico para conhecimento de todos:

O Governo do Estado do Pará ja disponibilizou no site: Portal Transparencia Pará.
As relações com nome, cargo e remuneração de todos os servidores do executivo estadual, orgão a orgão, seja Secretaria de Estado, Fundação, Autarquia, Agencia Reguladora.
Informações que chegam a surpreender!
Com essas informações hoje da para saber quem ganha bem e quem realmente ganha mal.
Em 1º lugar com as melhores remunerações: Procuradoria Geral do Estado-PGE, Secretaria de Estado da Fazenda-SEFA, os Procuradores do Estado, Auditores-Fiscais e Fiscais de Receitas são as carreiras e categorias mais bem remunerados do Executivo Estadual.
Em 2º lugar Consultoria Geral do Estado, Defensoria Publica do Estado. Consultores Juridicos e Defensores Publicos.
Obs: Essas carreiras e categorias acima citadas não deixam em nada a desejar a Magistratura.
Em 3º lugar Policia Civil: Delegados
Obs: A diferença remuneratoria dos antigos delegados para os novos delegados são grandes, a diferença esta na incorporação de DAS pelos delegados em fim de carreira, situação que os novos não tem.
Tinha ideias equivocadas dessas realidades financeiras dos servidores estaduais, pensava que os Fiscais da SEFA teriam salarios de 3 ou 4 mil reais, lerdo engano, quem ganha esses pequenos salarios são os servidores de apoio administrativo e operacional da SEFA e os Agentes e Fiscais da Adepará, que convenhamos, são baixos salarios para a importancia do trabalho da Adepará em nosso Estado, o pessoal da SEFA na verdade ganha + que a Receita Federal.
Em ultimo lugar com as piores remunerações: Secretaria de Educação-SEDUC e Policia Militar-PM, As baixas remunerações são gerais, na SEDUC , de servente a professor ganha pouco, na PM não é diferente, de soldado a coronel a situação é feia.
Os altos salarios dos oficiais, coroneis acabaram, algumas Leis mudadas no Estado causaram isso, como o fim das incorporações dos famosos DAS. Eles passam para reserva agora apenas com o soldo da patente, quem o direito adquirido beneficiou deu sorte, ja os policiais militares dessas ultimas e novas gerações perderam essas vantagens.
OBS: A diferença dos valores remuneratorios de uma patente para outra é muito pouco.
Procure em destaque no site Portal Transparencia Pará o nome Consultar Servidor , será apresentado a opção 2012, selecione 2012 e sera apresentado as pastas 1, 2, 3, 4 com as listas com Nome , Cargo e Remuneração de todos os servidores do executivo estadual.
O Governo do Estado do Pará ( Executivo Estadual ), Tribunal de Contas do Estado-TCE ja divulgaram as remunerações dos seus servidores de acordo com a Lei de Acesso a Informação, mesmo com atraso o Tribunal de Justiça do Estado-TJE ja fez comunicado que por problemas tecnicos será cumprida a Lei apenas no mes de Setembro.
Esta faltando divulgar ou pelo menos da uma explicação pelo atraso no cumprimento da Lei de Acesso a Informação os seguintes orgãos estaduais: Assembleia Legislativa do Pará-ALEPA, Tribunal de Contas dos Municipios-TCM, Ministerio Publico Estadual-MPE, Ministerio Publico de Contas-MPC.