Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Adèle H, D. Judith e a obsessão piguiana


Decididamente, a obsessão do PIG(Partido da Imprensa Golpista) em dar uma força à "oposição fraquinha" o levou à demência completa. Tal e qual a história de Adèle Hugo, filha do escritor Victor Hugo, que abandonou a própria vida e viajou pelo mundo à procura do tenente inglês Albert Parrinson, que a havia abandonado, o PIG abandonou a realidade dos fatos mundanos e busca diariamente o grande acontecimento que destruirá, perante a opinião pública, a credibilidade de Lula, Dilma abrindo caminho pra volta triunfal da elite reacionária ao comando do estado brasileiro.
O clímax do surto de Adèle é magistralmente descrito no filme de François Truffaut, quando a personagem, depois de percorrer várias cidades em busca do amor perdido passa pelo tenente, mas, já dominada pela esquizofrenia e com os olhos fixos no nada, não consegue ve-lo.
Já o do PIG pode ser exemplificado com o noticiário a respeito do depoimento do ex- Superintendente do DNIT, que declarou ter sido procurado pelo tesoureiro da campanha de Dilma, José de Filippi, pedindo ajuda na indicação de empresas que financiassem a campanha da candidata petista, procedimento normal e de acordo com as regras eleitorais vigentes. No entanto, esse fato rotineiro virou no noticiário insinuação de captação de recursos sob o signo da troca de favores, mesmo com as contas da campanha de Dilma aprovadas no TSE e os fatos narrados por Pagot serem de conhecimento público.
Desconfio que, como Adèle, o PIG sucumbirá à doença sem alcançar seu objetivo, sendo incerto o que virá após essa 'morte', afinal, um corpo físico, ao extinguir-se, de alguma forma perdura na memória daqueles que com ele conviveram. Já um 'corpo' institucional, ao fenecer, abre ao menos a possibilidade de dar vez a algo renovado, melhor e mais útil. Será?

Nenhum comentário: