Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Pintou o campeão?


Impossível não falar do empate arrancado ontem pelo Corinthians diante do Boca, na Bombonera lotada e já festejando a vitória do time da casa, quando surgiu do banco o desconhecido Romarinho para fazer o golaço que manteve a invencibilidade corintiana, bem como a vantagem de decidir a competição no Pacaembu.
Como homônimo do craque da seleção brasileira tetra campeã de 94, Romarinho contribuiu para aumentar as semelhanças entre aquela equipe e o atual comandado por Tite. Como a seleção citada, o atual Coringão quanto mais ganha mais apanha dos formadores de opinião, estes talvez inconformados com a desconstrução de certos conceitos e mitos que tentam manter vivos, mas a eficiência coletiva teima em provar que ficaram no tempo e foram superados por um futebol jogado de forma diferente. Seu encantamento não mais depende do rompante heróico individualista, mas de um esforço coletivo que produz a beleza e ressalta o talento. E foi isso que salvou o Corinthians ontem à noite.
E olha que Tite mexeu muito mal, quando Jorge Henrique saiu contundido, optando pela entrada de Liédson e comprometendo o eficiente sistema de marcação, já que Danilo não fechou o corredor esquerdo de ataque do Boca, como vinha fazendo Jorge; Liédson, assim como Emerson, ficou parado lá na frente facilitando a marcação, e Alex acabou perdido diante da descaracterização da equipe.
Isso proporcionou uns quinze minutos de avalanche do time da casa sobre o visitante e só poderia resultar em gol. Até Riquelme sentir o desgaste que uma partida disputada com essa intensidade provoca, principalmente em um jogador de 34 anos de idade.
Beneficiado ainda pela saida de Santiago Silva, jogador que atormenta qualquer defesa, o time brasileiro voltou ao jogo, empatou e teve sorte de campeão, quando no finzinho uma cabeçada fez a bola ir ao travessão, voltando no corpo de outro atacante argentino, mas tomando o rumo da linha de fundo.
Na próxima semana, no Pacaembu, o Corinthians pode finalmente entrar para o seleto grupo de clubes brasileiros campeões da América. Apesar dos muxoxos românticos que desprezam sua forma de jogar é o mais eficiente sistema de marcação da competição. Não à toa, é a defesa menos vazada da competição, assim como o único invicto. E isso não é pouco.

2 comentários:

Anônimo disse...

Verdade inconteste. Esse Coringão faz de sua linha defesa um esforço coletivo de ser um time vitorioso. Um time sem estrelas, mas com um coletivo importante. Só lamento que após esse torneio o time não consiga manter esses jogadores, pos é gritante a falta talentosa de jogadores de defesa e do meio que existem no corinthias e que outros garndes times do exterior já acharam no Parque São Jorge.

Anônimo disse...

Amorim, gosto de vc e seu blog, mas sua preferencia por times pusilanemes, como Flamengo e.Curintia simplesmente retira toda sua credibilidade para tratar do assunto.