Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Para além das aparências


Em Marabá, o PT decidiu por unanimidade apoiar a candidatura do deputado João Salame à prefeitura. Em Ananindeua, o PT resolveu não coligar-se com o Partido Comunista do Brasil, nas eleições proporcionais. Como é sabido, Salame é do Partido Popular Socialista(PPS) um dos mais virulentos adversários do petismo em todo o país, conforme constata-se observando o comportamento hidrófobo/bufão de Roberto Freire, presidente nacional da sigla.
Já o PCdoB é aliado dos petistas em todas as horas, principalmente a partir de 2002, em praticamente todos os cantos do país, daí parecer estranha a decisão petista em Ananindeua sendo, de resto, as duas causadoras de estranheza por conta desse sinal trocado.
No entanto, se de perto ninguém é normal, ao nos aproximarmos das circunstâncias que levaram petistas separados por 800km rejeitarem aliados e apoiar adversários, constataremos que há muita sensatez em ambas as decisões.
João Salame, apesar de aliado do governador Lorota, assinou a engavetada CPI do assalto aos cofres da Alepa, por conta disso renunciou à liderança do governo e ainda expôs publicamente suas divergências com Simão, criticando-o pela postura adotada durante o plebiscito a respeito da criação dos estados do Tapajós e Carajás.
O PCdoB ananin, ao contrário, abrigou um monte de áulicos do barbalhismo, sabe-se lá sob a regência de quem, ou sabe-se, apenas não cabe aqui especular os detalhes, prestando-se ao papel de massa de manobra do mandonismo do inoperante Helder imposto ao conjunto da militância PT. Prestes a perder o controle do executivo municipal tenta, através desse tipo de manobra espúria, continuar com o controle do legislativo, felizmente frustrada.
Portanto, em ambos os casos e para além do que inicialmente aparentam, as decisões dos companheiros de Marabá e Ananindeua contribuem em larga escala para o fortalecimento da legenda no embate com o coronelismo que não dorme e nem admite perda do controle da res pública.

3 comentários:

Anônimo disse...

Seu ilharga,até certo ponto (em relação a ananindeua)tens razão. agora em relação a Marabá, acoisa é meio estranha. PPS vai perder maritubae se u candidato "ficha limpa" j´se fu... por aqui nestas bandas. O PMDB vai lançar o barbalhinho candidato a governador em 2014 e ter um cara que dispensa apresentações,em termos de carater politico eleitoral,é um prato cheio pra tirar do meio do caminhp um aliado tucano(que se ganhar ,aumenta o numero de cidades polos que o tucanato poderá gerir,incluindo nestaa Ananindeua; Santarem e Marabá). Fora Abatetetuba, que derrepente poderá continuar nasn mão do psdb(tendo em vista a avolta daquele que fazia campanha e dormia após o almoço , achando que a parada estava ganha em abaete). Fora isso,em Breves, o polo Marajoara a tendencia é que após as cipuadas que o reporter do SBT Pará( e ex de sua amiga de profissão,enize vidal)fez,a mando do Luiz rebelinho(no dia de seu aniversario),pôs praticamente a prefeitura nas mãos do filho deste pulha ai,altamente ligado a Jatene(claro que o Barbalhão vai por tudo pra não perder essa prefeitura que tem um bom caixa de campanha). Parauapebas tem um terceira via,que me parece ser ligada aos tucanos(tendo em vista a aliança entre Darci e Bel). Altamira é nicho tucano. e lá o PT vai de domingos juvenil,o mesmo que sacaneou o que pode com o governo da AnTa Julia. quem viver verá o que o quadro é cruel pro PT(depois de ser sacaneado pelo seu PR; Ganzer e Petralhas).

Na Ilharga disse...

Eu duvido muito que o 'coronel' Barbalho vá bater chapa com Simão. Acho que a ideia é lançar Helder ao Senado, daí ter muito material armazenado contra o cartola do Santa Cruz de Cuiarana.
Em relação ao pepessista, é notório que não reza pela cartilha do Jordy, daí continuar desempenhando o papel de outsider.

Anônimo disse...

O Barbalhão está se posicionado mais uma vez de forma correta:votando com o inquilino do poder federal e ai o PT daqui ele tirou do pareo ao não dar voto PR e destronar ana julia. sem aliado aqui,ele apresenta seu filho pra bater chapa com os tucanos e surfar na popularidade de dilma em 2014,indo pra uma reeleição tranquila,onde oportunistas tirarão proveito pra depois cobrar a fatura(como sempre),se dizendo o Cara.