
A Secretaria de Educação do Maranhão trocou o nome de uma escola pública localizada no bairro de Turu- São Luís. Tal fato já seria um transtorno, pois representa a troca dos uniformes, impressos e obras físicas no imóvel, gasto desnecessário para um estado que é um dos lanternas do país, quando o tema é indicadores sociais.
No entanto, há algo nessa troca que carrega em si a marca do desrespeito e do coronelismo mandonista que predomina naquela unidade da federação brasileira a ignorar tudo o que não gira em torno daqueles que se acham "donos do pedaço". O nome arrancado foi do ícone da pedagogia nacional e referência mundial em alfabetização, Paulo Freire, para que fosse colocado o nome da lady provinciana Roseana Sarney, cujo único mérito pedagógico na desrespeitosa substituição é ser filha do dono do Maranhão, José Sarney.
Por sinal, a infeliz unidade educacional é a centésima sexagégima primeira(isso mesmo, 161) a ser cunhada com o sobrenome daquele baronato anacrônico, de resto, oposto a tudo que a pedagogia paulofreireana imaginava construir a fim de que a ignorância deixasse de ser a ração que alimenta essa boçalidade medieval. Infame!
(Informações extraidas do blog Jenipaponews)

Nenhum comentário:
Postar um comentário