Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Leitoa malandra.

Banco Central desmente Miriam Leitão

No telejornal "Bom Dia Brasil" da TV Globo, ontem, Miriam Leitão (ou os banqueiros, tanto faz) inventou essa lorota:

"...um levantamento do Banco Central mostra dados preocupantes. Quase metade da renda anual dos brasileiros já está comprometida com dívidas".


O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, em entrevista, desmentiu esse número.

O mais recente boletim do Banco Central mostra que 21,99% da renda mensal das famílias estavam comprometidos com o pagamento de dívidas, e não 50% como afirmou Leitão (ou os banqueiros).

E o mais importante: teve queda, pois chegou a 22,5% no final do ano passado.

É preciso lembrar que nesses números incluem financiamentos da casa própria que, se não houvesse, obrigaria ao pagamento de aluguel, não aliviando em nada o orçamento familiar.

Carlos Hamilton ainda afirmou que o endividamento das famílias brasileiras é menor que em outras economias sustentáveis, e que “a queda nas taxas de juros vai tornar mais leve o carregamento das dívidas”.
(Os Amigos do Presidente Lula)
P.S. A canalhice pode ser medida pelo viès da abordagem. Segundo o saudoso Aloysio Biondi, certa vez foi publicada uma pesquisa sobre o endividamento das famílias brasileiras com cartão de crédito, cheque pré-datado e prestações diversas. A conclusão dessa pesquisa era de que o endividamento havia passado de 20% para 40%, ou seja, duplicado, após o advento do Plano Real.
Pois bem, um desses jornalões inverteu o caráter do fato e saiu-se com a seguinte manchete, em uma edição dominical, "Dobra o acesso do consumidor ao crédito". Cabe mais safadeza?

Nenhum comentário: