Levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados coletados pelo Ministério do Trabalho, indicam que as micro e pequenas empresas – com até quatro funcionários – foram responsáveis por 85,9% dos 118.895 empregos formais gerados no País em janeiro. No primeiro mês do ano, este grupo de empresas abriu, portanto, 102.111 postos de trabalho com carteira assinada.
Carlos Alberto Santos, diretor-técnico do Sebrae, acredita que o desempenho pode ser explicado pelo aumento do nível de atividade deste segmento, do aumento da renda da população e da oferta de crédito. Esses dois últimos movimentos, na opinião do especialista, estaria levando ao aumento do consumo interno – algo que beneficia diretamente os negócios de menor porte.
A opinião do Sebrae é que a tendência verificada neste estudo deve prevalecer, principalmente por conta dos grandes eventos esportivos que o País receberá – e do consequente aumento do fluxo de turistas brasileiros e estrangeiros. “Isso implica mais demanda, favorecendo a atividade produtiva e os serviços, o que gera mais postos de trabalho”, afirmou Carlos Alberto.
A análise do Sebrae considera como micro e pequena empresa aqueles negócios que possuem até 99 funcionários. Ao contrário das empresas menores (com até quatro funcionários), as que possuem entre 5 e 99 trabalhadores fecharam vagas.
Do estadão.com.br
Um comentário:
micros e pequenos é que salvam a economia nacional, não fossem eles a crise teria acabado com o governo.
Postar um comentário