Uma infinidade de sites e blogs está publicando notícia inverídica sobre o jornalista Paulo Henrique Amorim, de que ele teria sido condenado por racismo por ter usado a expressão “negro de alma branca” em texto em que criticou a capacidade profissional do jornalista da Rede Globo Heraldo Pereira.
Paulo Henrique é um amigo e um homem contra o qual a acusação de qualquer tipo de preconceito é um verdadeiro absurdo. Por incontáveis vezes ouvi da boca do próprio seu inconformismo com preconceito contra negros, homossexuais etc.
O que aconteceu foi que PH fez um texto em que afirmou que o jornalista da Globo em questão seria submisso ao ministro do STF Gilmar Mendes e que a Globo – que acusou de racista –consideraria Pereira um “negro de alma branca”.
Pereira processa PH e este, em audiência de conciliação, opta por fazer um acordo com o autor do processo em que se compromete a desdizer publicamente as críticas que fizera.
A primeira mentira contra PH que está se espalhando até pelos grandes portais de internet, portanto, é a de que ele teria sido condenado. Não foi.
Segundo o próprio PH me disse ao telefone, ele apenas optou por não se defender e ofereceu retratação ao ofendido de forma a extinguir o processo por reconhecer que se excedeu, mas faria isso contanto que quem o processou reconhecesse, no acordo, que não houve ofensa racista.
Repito: Heraldo Pereira assinou um acordo em que reconhece que não houve intenção racista nas críticas que Paulo Henrique Amorim lhe fez. Isso consta do documento que um e outro assinaram diante de um juiz de Direito e de seus respectivos advogados. É, portanto, uma mentira quando dizem que foi “condenado por racismo”.
(Blog do Saraiva)
6 comentários:
A verdade começa a aparecer, ontem o liberal manchetou 19 mortes no carnaval 2012, um leitor atento desmentiu, dizendo que foram 74 mortes. hoje o Reporter 70 afirma que foram 55 homicídios, ou seja, o liberal desmentiu o próprio o liberal. Em quem acreditar ?
Pedro Sérgio Rocha
Nunca em O Liberal
No carnaval, não vi nem uma viatura da pm em ananindeua.
Kory.
Bancarios Cearenses
http://dialogospoliticos.wordpress.com/2012/02/23/paulo-henrique-amorim-o-blogueiro-que-virou-reu/
Ok, houve uma conciliação entre os dois jornalistas, mas nela PHA se retratou e acatou penalidade.Ponto para o Haroldo que marcou posição e foi vitorioso.Isso ensina que atitudes preconceituosas tem resposta ,e de forma legal.
PH se retratou e arrependeu-se do uso da expressão "negro de alma branca", no entanto, Heraldo também aquiesceu que o uso dessa expressão não trazia conteúdo racista, portanto, o preconceituoso é por sua conta.
na verdade, o que pesou contra PH foi ter chamado Heraldo de empregado de Gimar Mendes quando o global não aceitou a tal assessoria.
Postar um comentário