A mídia tucana segurou até onde deu a participação do assaltante Mário Couto no escândalo da Alepa. Exceção feita à Futrica Barbálhica(Diário do Pará), que sempre usou as acusações contra o ex-contraventor, no caminho de ser condenado por crime doloso, como moeda de troca na operação abafa dos malfeitos nada juvenis do outro presidente, Domingos.
No entanto, para que não haja apenas perdas, essa provável condenação dá pistas de que será usada politicamente na formação da chapa tucano/pemedebista para 2014. Nada a ver com 2012, quando muitos dos atores desse elenco que atualmente governa o Pará estarão expostos no cenário com a perspectiva de perder seus respectivos protagonismos justamente fruto de seus desempenhos este ano.
Faz parte, ainda, do mesmo "espetáculo", só que em outro ato, o achaque que a deputada Simone Morgado está anunciando contra o atual presidente da Alepa, Manoel Pioneiro, mas esse tem o nítido objetivo de tentar impedir a candidatura tucana à prefeitura de Ananindeua, hoje, considerada imbatível; pois, caso isso se concretize, significará para os pemedebistas a perda do controle da máquina de um município que terá 300 mil eleitores, "jóia" que Helder não admite ver sob mãos nada confiáveis.
Assim, um desenho interessante, a partir dos fatos gerados em 2012, traria Simão para a reeleição, acompanhado de um vice do PSD, provavelmente seu atual presidente regional e homem de confiança, Sérgio Leão, garantindo-se ao atual vice uma candidatura ao parlamento ou/e uma secretaria de estado. E, para a única vaga que estará disponível ao Senado Federal, o atual prefeito de Ananindeua.
Tudo dentro do figurino, digamos, "híbrido fértil", para usar uma expressão que serviu de título de livro de um dos artífices do reacionarismo político brasileiro. Simão é fruto de escolha pessoal de Serra, tanto quanto é o PSD de Kassab. Este dissimula a presença constante da mão de seu criador flertando com o governo federal, ou seja, é ao mesmo tempo situação e oposição. Aliás, coisa que o PMDB já faz há mais tempo e com enorme maestria fisiológica, daí o encaixe perfeito desse desenho.
Apenas, a título de observação ociosa, haverá os russos no caminho, ou melhor, uma búlgara. Mais, ainda: uma búlgara e um sapo talvez novamente barbudo que, por não discriminarem ninguém, são receptivos ao conhecimento de todos os que os cercam e, por consequência, com a noção exata de que com quem contam.
4 comentários:
Amigo, essa denúncia do MPE sobre o envolvimento de Mário Cotoco nos escândalos da Alepa mostra que pelo menos os procuradores estão querendo punir os responsáveis pelo rombo. Mas as suas conjecturas são pertinentes: Cotoco vai mesmo ser descartado pelos tucanos e associados. Até lá, porém, continuamos com uma bancada de malfeitores a representar o Pará:Mário Cotoco, Jader Barbalho e Fernando Flexa Ribeiro. Quer mais. Só para refrescar a memoria,os dois últimos já foram até algemados pela PF. O outro ainda pode ser. Quando?
Gente com essa qualificação deveria ser banida da vida pública.Mas como fazer isso se quanto mais ladrão é o sujeito mais votos ele conquista.Veja o caso dos dois ex-presidiários,cada um levou cerca de 1,8 milhão de votos. Assim, parece que o eleitor paraense não quer saber de candidato digno e honesto. Pior para ele, eleitor, que continua literalmente na merda.
Na Ilharga, ouvi comentários de que o Jáder vai apresentar a Elcione como candidata á Prefeitura de Ananindeua, para tentar barrar o Pioneiro. Assunta se este "bizu" tem fundo de verdade.
O que eu ouvi é que ela mesma, em arroubo, disse que sairia candidata quando soube que o afilhado Eliel havia sido preterido por Chicão, mas, tudo passou e nunca mais se escutou coisa alguma, apenas a tentativa pemedebista de continuar no comando através da desistência do Pioneiro.
Pois é, mas o senador Mário Couto, segundo O Liberal, não tem partido. Não colocaram. Pode reparar.
Postar um comentário