Privataria tucana: Serra e lei Kandir deram isenção de impostos de presente para a privataria da VALE
Privataria Tucana: Serra e Lei Kandir deram isenção de impostos de presente para a
privataria da Vale
13 de setembro de 1996
Serra e Kandir isentam exportações de minério de ferro com a "Lei Kandir" .
6 de maio de 1997
FHC e Serra vendem a Vale a preço de banana, livre do ICMS sobre exportações
Isso não está no livro "A Privataria Tucana", mas o livro puxou o assunto.
O processo de privataria foi bem mais ardiloso do que parece (também o PIG - Partido da Imprensa Golpista - nunca noticiou estas mazelas).
Em 1993 houve uma revisão constitucional, com uma tentativa de reforma tributária. O então deputado federal José Serra (PSDB/SP) juntou-se ao principal neoliberal da época, Roberto Campos (PPR/MT), para defender a eliminação da cobrança de ICMS sobre exportação de produtos primários (até o PFL era contra, só defendida isenção para produtos industrializados).
Serra fracassou em 1993. Mas em 1996 enquanto era ministro do Planejamento, seu pupilo (e sucessor no Ministério do Planejamento), deputado Antônio Kandir (PSDB/SP), emplacou a "Lei Kandir". Essa lei desagradava a maioria dos governadores, e jamais seria aprovada sem o rolo compressor de FHC e Serra.
Aécio, Anastasia e Simão Jatene traíram o povo de seus estados.
Outro absurdo nesta história (ou será rabo preso?), foi as lideranças tucanas dos estados de Minas Gerais e do Pará (Aécio Neves, Simão Jatene, Anastasia), os estados que mais perdiam com esta lei, apoiarem esse verdadeiro roubo do dinheiro público para os bolsos dos tubarões da privataria e dos políticos que receberam propina.
Fonte: SAdPL : Zé Augusto
(texto gentilmente enviado por Marcos Klautau, um grande brasileiro.)
3 comentários:
Com esta atitude infame, Jatene "engordou" seu patrimônio. Ou pensam que ele fez tudo isso pelos belos olhos de Serra?
Caríssimo Jorge:
Grato pelo elogio. Dito por você é verdadeiro e forte. Você, também, é um imensurável nacionalista honrado.
Lamento que sejam poucos, como nós, os homens sérios desta Nação que aderem à luta para purgar, completa e definitivamente, os políticos traidores, desleais e desonestos (que são muitos).
Um grande abraço
Marcos Klautau
Apesar dos privatas ainda terem força, principalmente na mídia, creio que nosso destino é travar esse combate travando até o fim dos nossos dias.
Um abraço
Postar um comentário