Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 1 de janeiro de 2012

28 dados que mostram a força de Cuba, mas ignorados pelo Jornal Nacional e seus papagaios

Como já dissera o escritor e jornalista uruguaio, Eduardo Galeano, quando se trata de Cuba, a grande imprensa, “aplica uma lupa enorme que amplia tudo o que ocorre, sempre que há interesses dos inimigos, chamando a atenção para o que acontece na Revolução, enquanto a lupa distrai e deixa de mostrar outras coisas importantes”.

Entre essas coisas importantes, que não são apontadas pelas lupas, chamo a atenção para 28 dados, que mostram a força de Cuba, na véspera de seu aniversário de 53 anos.

1) 8.913.000 de cubanos participaram da discussão do Projeto de Diretrizes para a Política Econômica e Social do Partido e da Revolução, debate prévio ao 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba.


2) Foram registrados mais de 3 milhões de intervenções populares.

3) 68% das diretrizes foram reformuladas após a discussão com o povo cubano.

4) 313 diretrizes da Política Econômica e Social do Partido e da Revolução foram adotadas no 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba.

5) Na linha definida pelo povo cubano para atualização do modelo econômico, até agora, entraram em vigor.

6) 7 decretos-leis do Conselho de Estado.

7) 3 decretos do Conselho de Ministros.

8) 66 resoluções e instruções de ministros e chefes de instituições nacionais.

9) O governo cubano destinará, em subsídios, mais de 800 milhões de pesos para pessoas de baixa renda, como parte da Lei do Orçamento para 2012.

10) O governo cubano vai destinar mais de 17 milhões de pesos para a saúde, a educação e outras necessidades sociais, no orçamento para 2012.

11) No orçamento de 2012, serão alocados 400 milhões de pesos para proteger as pessoas em situação financeira crítica, incluindo pessoas com deficiências e consideradas disponíveis no processo de reestruturação do trabalho.

12) O orçamento do Estado encerrou o ano com um déficit estimado de 3,8% em relação ao Produto Interno Bruto, cumprindo o limite aprovado pela Assembleia Nacional, na Lei do Orçamento de 2011.

13) Produto Interno Bruto cresceu 2,7%, em 2011.

14) No final de 2011, a produtividade de todos os empregados na economia cresceu 2,8%.

15) Mais de 357 mil cubanos exercem o trabalho por conta própria.

16) 33 medidas foram aprovadas pelo Conselho de Ministros e entraram em vigor, em setembro passado, para continuar a facilitar o trabalho por conta própria.

17) Mais de 2,5 milhões de turistas visitaram a Cuba em 2011.

18) Foram produzidos 4 milhões de toneladas de petróleo e gás em 2011.

19) A taxa de mortalidade infantil em Cuba é inferior a 5 por mil nascidos vivos.

20) A expectativa de vida é de 78 anos.

21) 186 países condenaram os EUA pelo bloqueio genocida contra Cuba, durante a Assembleia Geral da ONU, em outubro passado.

22) Cuba ficou em segundo lugar nos Jogos Pan-Americanos Guadalajara, com 58 medalhas de ouro.

23) O Conselho de Estado da República de Cuba concordou em indultar mais de 2.900 presos.

24) Cuba ocupa a 51ª posição, no Relatório de Desenvolvimento Humano da ONU, com um alto desenvolvimento humano.

25) Em 14 de dezembro marcou o primeiro aniversário da primeira rede social de conteúdo digital cubano, EcuRed, com cerca de 80 mil artigos e verbetes.

26) Mais de 40 mil cubanos estão em missões de solidariedade por mais de 70 países.

27) Mais de 3 milhões de pessoas foram alfabetizados pelo método “Yo, si puedo”, depois de ser aplicado em quase três dezenas de países ao redor do mundo.

28) Com o início do ano letivo 2011–2012, em 5 de setembro, abriram suas portas mais de 60 universidades na Ilha, com cerca de 500 mil alunos matriculados.
(Pragmatismo Político)

6 comentários:

Anônimo disse...

se eu fosse tu barbudo me mudava pra lá, ias ver o que é bom pra tosse. nem blog terias, só se fosse pra puxar o saco do Fidel.

Anônimo disse...

È verdade, seu Pereirinha, que há má vontade da grande imprensa brasileira para com Cuba. A exceção é o Beto Almeida, em Brasília. Os demais jornalistas brasileiros querem ser simpáticos aos norte-americanos, custe o custar. Acham que Cuba é uma piada, ao invés de aplaudir a tenaz resistência do seu povo ao imperialismo. Fidel fez muita coisa, Raul está fazendo mais. E essa participação popular nas discussões das políticas sociais e econômicas não significa democracia? Claro que isso é mais democrático que as eleições brasileiras, cujos eleitores não têm consciência do valor de seu voto. Vide decisão recente do STF relativa ao Senado.
A população de Cuba é consciente e sabe valorizar a revolução de 53 anos atrás.Eu tinha apenas cinco anos, mas sempre soube que isso era o melhor para os latinos-americano. Só esse jornalistas aculturados da Folga, do Estadão e de o Globo não conseguem ver a importância de Cuba para o resto da americana luso-espalçhola

Na Ilharga disse...

Trapezista escrotal,
Para ti a vida se resume em pendurar-se no saco de um poderoso e assim ganhar o pão de cada dia. Nem o nome do presidente cubano sabes, pois na tua frente só vês o "trapézio" que te sustenta. Como deve ser triste a vida de um verme que nasceu humano, mas metamorfoseou-se ao constatar que nada mais sabia fazer, além de rastejar diante do seu semelhante que ao seu olhar é superior. Triste!

Anônimo disse...

Que bom seria se o governo brasileiro se mirasse nesse exemplo e tratasse com braço de ferro os yankees!!

Anônimo disse...

O socialismo é a única saída para esse mundo egoísta: VIVA CUBA! DILMA E LULA!

Anônimo disse...

Beleza Jorge, como diz Ana Carolina "é isso ai", vamos tocadado o barco e divulgando o discurso do LULA, "se queres um politico melhorW? Se candidate!" VIVA O BRASIL,VIVA DILMA, VIVA LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA!!!
Kory.