Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sábado, 19 de novembro de 2011

Governo combate magarefes transformados em médicos

514 vagas de medicina em cursos com baixa qualidade são cortadas

O Ministério da Educação (MEC) deu início ao processo de supervisão dos cursos com baixo desempenho nas avaliações da pasta, conforme anunciado nesta quinta-feira. No Diário Oficial da União desta sexta-feira (18) foram publicadas as medidas cautelares que suspendem 514 vagas de 16 cursos de medicina que tiveram nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). O indicador varia em uma escala de 1 a 5 e é calculado com base no desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e em outros critérios como a infraestrutura e o corpo docente da instituição.

Os cursos que sofreram o corte determinado hoje são todos de instituições privadas de Minas Gerais, de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Maranhão, de Rondônia, do Tocantins e de Mato Grosso. O ministério pretende suspender até o fim do ano 50 mil vagas em graduações na área da saúde, ciências contábeis e administração que tiveram resultado insatisfatório nas avaliações de 2009 e 2010. Os dados do Enade 2010 divulgados quinta mostram que 594 dos 4.143 cursos avaliados tiveram CPC 1 ou 2. A nota 3 é considera satisfatória e os CPCs 4 e 5 indicam que o curso é de boa qualidade.

O percentual de vagas reduzidas em cada curso variou entre 20% e 65% do total, de acordo com o desempenho no CPC. A redução no número de vagas de ingresso passa a valer para o próximo processo seletivo de cada instituição. Elas passarão por um processo de supervisão e terão o prazo de um ano para cumprir um termo de saneamento de deficiências para melhorar a qualidade da oferta. Se as exigências não forem atendidas, o MEC poderá abrir um processo administrativo para encerrar a oferta do curso. A partir da notificação, as instituições têm 30 dias para informar o ministério sobre as providências que serão tomadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Jorge cade sua .............
novamente de mando sabendo que a hora era outra !Greve na Educação


É justo , é um direito sendo constitucional ou não todo ser humano procurar prover seu lar do melhor para os seus, a este direito é somado o instinto paterno ou materno o que da uma sobre força a sua busca, pois seus filhos dependem exclusivamente deles com raras exceções ai temos o emprego da palavra dependente!


A formação do caráter de meus filhos será diretamente influenciada pela minha maneira de ser, se eu me acovardar ou se eu lutar estarei fazendo reflexo nos meus descendentes, porem existe um fator que deve ser ao menos considerado o que falam ou divulgam sobre minhas atitudes!


Sendo verdadeiro o que digo, coloco esta condicionante por não me achar senhor de verdade questionável quanto mais de uma verdade indiscutível no caso desta greve em especial acho que os bons falaram mau e os maus falaram bem (alunos e mestres) haveria uma inversão de valores se dignidade fosse virtude em quem poderia fazê-la não prosperar (governo e sindicato)


Saltando de categoria sem sair do tema imagine uma greve dos profissionais de saúde feita com totalidade existiriam muitas mortes dos que se encontravam em situação extrema, este é o motivo relevante para existirem apenas nesta área greve parcial ou “Operação Tartaruga” !


Voltando para a educação quantos conhecimentos foram enterrados nos alunos que não acompanhando a frenética reposição de carga horária abandonaram definitivamente a sala de aula e ninguém levou em conta?


Duas coisas desde que o mundo existe devem ter prioridade saúde e educação, então porque elas são desprezadas, o poder não prioriza e os profissionais não fazem consciência do seu valor?


Concordo que essa greve deveria encerrar , porem discordo do tempo e o modo como aconteceu, ela deveria ter encerrado muito antes, porem havendo um rodízio de professores ocupando lugares estratégicos que emperrassem a maquina publica e não apenas fazendo ameaças futuras por parte das cabeças coroadas!


Um conselho que vendo cujo preço que cobro é sua divulgação, nunca parem saúde ou educação, parem a maquina, pois essa é que dói em caixa financeiro e político!


“Quem tira da saúde mata meu corpo, quem tira da educação mata minha alma” Mestre Chico Barão