Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Senhores feudais

"Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), no início desse mês, oficializou o desejo de vender terras, reivindicadas pelo próprio Estado como sua, para fazendeiros. Para iniciar a privatização das terras, ele pediu que os deputados se esforçassem para aprovar dois projetos de leis (PLs) que viabilizem a sua intenção.

Um deles é o projeto de lei 578, proposto pelo ex-governador José Serra, em 2007, que prevê regularização de propriedades acima de 500 hectares. O outro projeto foi aprovado em 2003, lei estadual 11.600, mas sofre alterações no momento. Esta lei torna legal a posse de terras devolutas até 500 hectares na região." (Viomundo)

Enquanto isso, no Senado, o tucano Flexa Ribeiro tenta reduzir o tamanho das reservas florestais e o governador do Pará coloca em seu secretariado um fazendeiro processado pela prática do trabalho escravo. Talvez, isso contribua para explicar o fato do Pará voltar a ser, a partir deste ano, novamente o campeão do desmatamento na Amazônia, "título" que havia perdido até o ano passado para o Mato Grosso.

"Se um só destes poderosos tendes experimentado tantas vezes, que bastou para assolar o Estado, que fariam tantos?" Perguntava o Pe. Antônio Vieira atônito diante do medievo tardio instalado no Brasil através do regime de capitanias. Cinco séculos depois temos a resposta do que são capazes seus "herdeiros divinos". Credo!

Nenhum comentário: