Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Educação é fundamental para Brasil ser a quinta maior economia mundial, diz Newton Lima
Dilma Rousseff e o deputado Newton Lima em recente viagem ao interior paulista (Foto divulgação)

Ex-reitor da Universidade de São Carlos e prefeito da cidade, o deputado federal Newton Lima (PT-SP) comemora avanços no ensino técnico.


“É fundamentalmente termos na educação a ciência e a tecnologia. Inclusive em especial, na discussão do Plano Nacional da Educação, de um lado, e o tema da banda larga de outro lado, na ciência e tecnologia. São as duas vertentes do governo, que para mim, garantirão o Brasil como a quinta potência mundial, com sustentabilidade, com inclusão social. Ou seja, educação com inovação. São as duas áreas que no meu entendimento, são aqui no mundo o passaporte para construção de um país mais justo, mais igual, e sobre tudo mais forte economicamente e com sustentabilidade”.

Segundo Newton Lima, o momento da educação brasileira é histórico, e para o sucesso, deve contar com a participação de todos. “Prefeitos, governadores e governo federal devem estar absolutamente comprometidos com essas duas temáticas. E nossas contribuições certamente vêm no sentido de aperfeiçoar, os maiores programas da história da educação técnica no Brasil, que vem cobrindo um lapso enorme. Durante muitos anos, que só o Presidente Lula conseguiu avançar quando criou 214 escolas técnicas no Brasil”.

O deputado alerta que estamos à beira de um apagão profissional, e que os cursos técnicos são fundamentais para que o país continue crescendo. “Há carência em todas as áreas, da construção civil às indústrias petrolíferas. E agora com o Pronatec, da presidenta Dilma, associada também ao programa que vai levar 75 mil jovens alunos para o exterior por um ano. E com graduação e pós-graduação na área de engenharia, nós certamente vamos responder positivamente essa necessidade de mão-de-obra qualificada, que todos nós reclamamos”.


Outros pontos defendidos por Newton Lima, no segundo semestre, serão as reformas, política e tributária, além de votar projetos relacionados à educação. “O Pronatec está pronto para votar, ele não vai passar o semestre todo, vai ser logo no início. Provavelmente em agosto nós votamos e consolidamos na Câmara dos Deputados e com o aperfeiçoamento do projeto, da maior envergadura que a presidenta Dilma nos oferece para a reflexão”.

Especificamente na área da educação, Newton Lima destaca a votação do Plano Nacional de Educação.

(Portal do PT)

2 comentários:

Condoreiro disse...

Claro que educação é fundamental, não necessariamente para se tornar a quinta ou até mesmo a primeira economia mundial. Educação é fundamental para garantir respeito mútuo entre os homens, é fundamental para construir uma sociedade livre.
Entretanto, é inadimissível que um governo que tem a educação como prioridade disponibilizar apenas 5% do PIB para esse setor e propor no novo PNE um investimento de 7% lá para 2020.

Condoreiro

marssena disse...

Condoreiro tô contig e não abro.Para ser consequente nseta assertiva o Governo tinha que acenar no minímo com 10% do PIB.