Centenas de representantes de Pontos de Cultura estão em Brasília desde terça-feira, 24, em defesa da continuidade e avanço do Programa Cultura Viva. Eles estão com pagamentos atrasados e editais como Agente Cultura Viva e Agente Escola Viva podem ser cancelados. Segundo o MinC, novos convênios para Pontões de Cultura só serão realizados em 2012.
Segundo a Comissão Nacional de Pontos de Cultura, “os Pontos de Cultura são a expressão mais visível do avanço das políticas culturais do Brasil nos últimos 8 anos”. Diz o informe da Comissão que com os Pontos foram reconhecidas e valorizadas a diversidade cultural do povo brasileiro, “democratizando o acesso aos bens e produtos culturais, mas também – e principalmente – ampliando e democratizando as ferramentas de produção, expressão e comunicação, padrões tecnológicos livres, criação de ambientes reais e virtuais de articulação em rede, promovendo a autonomia e o protagonismo social através da cultura”.
A agenda da caravana incluiu reunião com a Secretária Marta Porto e a equipe da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura e uma marcha até o Congresso Nacional, onde os manifestantes foram recebidos pela Ministra da Cultura Ana de Hollanda, e por deputados e senadores da Frente Parlamentar de Cultura.
Extraído da Revista Forum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário