Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 28 de março de 2011

No escurinho do cinema...

Ao contrário do que pensam muitos desmemoriados, a exibição de filmes aos finais de semana no horário matinal não começou na São Pedro com os cinemas do falecido crítico Alexandrino Moreira. Bem antes disso era parte da programaçaõ de todos os cinemas da cidade e até do interior.
Nem a programação conhecida como "cinema de arte" teve início na São Pedro. Quando ainda nem o shopping existia e a São Pedro nem era asfaltada, o Olímpia exibia aos sábados pela manhã os chamados filmes de arte, com afluência espetacular de público, como nos casos de Teorema(Pier Paolo Pasolini) e Satyricon(Federico Fellini), com as filas dobrando o quarteirão da Gama Abreu.
É verdade que, depois, essa sessão passou a ser exibida as sextas-feiras, às 22hrs, no saudoso Cine Palácio, mas isso demorou uns três anos, quando a plateia já era cativa da programação, fosse onde fosse(havia todo um circuito alternativo que exibia esses filmes, inclusive pela manhã). É isso!

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso, Jorjão,

Essa gente anda sem memória, mesmo. Não esquece o cine Catalina, na Base Aérea, onde o pessoal da Associação Paraense de Críticos de Cinema (Pedro Veriano, Acyr Castro, Edwaldo Martins, Luzia Alvarez e outras feras) batia ponto.