Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Os "Ricaços"

Após 8 anos, irmãos de Lula mantêm vida modesta


A Folha, jornal dos tucanos, foi xeretar a vida dos irmãos do Presidente Lula,diferente do tucano José Serra, ninguém ficou rico na política. Veja a matéria para os assinantes...

Vavá tinha 108 canários do reino, hoje não resta nenhum. O motivo: os ratos de telhado que invadiam o viveiro do seu sobrado na periferia de São Bernardo do Campo, Grande São Paulo.

A casa simples onde mora Vavá, ou Genival Inácio da Silva, irmão do presidente Lula, é a mesma há 36 anos.

Às vésperas do segundo turno da eleição, ele conversou por uma hora com a Folha. De início, gritou para a mulher, que atendeu o portão, que não queria papo. Mas logo cedeu e convidou a reportagem a entrar.

Primeiro falou na apertada sala (5 m2), decorada com móveis tipo Casas Bahia, azulejo barato, uma TV grande e três quadros: uma foto oficial do presidente (com o autógrafo "Para o meu querido irmão Vavá, um abraço do Lula"); um retrato em preto e branco da mãe, dona Lindu, e um quadro bordado de uma mulher-anjo.

Depois, no terraço do primeiro andar nos fundos da casa, onde havia a criação, contou que os ratos arruinaram os canários e ele foi forçado a dar os que restaram.
Personagem do noticiário em 2007, quando foi indiciado pela Polícia Federal por tráfico de influência e exploração de prestígio na Operação Xeque-Mate (que investigou máfia de caça-níqueis), Vavá foi excluído da denúncia do Ministério Público.

"Os caras pensam que a gente é milionário. Quebraram a cara. Desmoralizam você, te jogam no lixo. Se não tiver cabeça, acabou."

Aposentado como supervisor de transporte da Prefeitura de São Bernardo, pouco sai de casa. Ainda se ressente de seis cirurgias nos últimos anos (no fêmur e na coluna).

DUREZA

A poucos dias de Lula deixar a Presidência, após oito anos no cargo, os seus seis irmãos vivos moram em situação semelhante à de Vavá, alguns com maior dureza.
O primogênito, Jaime, 73, vive numa periferia pobre de São Bernardo, acorda diariamente às 4h30 e vai de ônibus para o trabalho, numa metalúrgica na Vila das Mercês, zona sul de São Paulo.

Marinete, 72, a mais velha das mulheres, que foi doméstica na juventude e hoje não trabalha, é vizinha de Vavá.

Quando a Folha o entrevistava, ela surgiu no terraço dos fundos do seu sobrado, colado ao dele, para checar um contratempo. "Não tem água. Acabou a água da rua e estou sem água", queixou-se. "Marinete do céu, nenhuma das duas [da rua ou da caixa]?", questionou Vavá.

O fotógrafo da Folha subiu no muro para checar o registro da caixa d'água. "Ó o sujeito... Ah, você não vai subir, não. Filhinho de papai, não sabe subir em muro", gracejou Marinete.

Vavá, 71, é o terceiro. É seguido por Frei Chico (José Ferreira da Silva), 68, o responsável por introduzir Lula no sindicalismo. Metalúrgico aposentado, Frei Chico recebe ainda uma indenização mensal de R$ 4.000 por ter sido preso e torturado na ditadura. Presta assessoria sindical e mora em São Caetano.

Maria, a Baixinha, 67, e Tiana (cujo nome de batismo é Ruth), 60, a caçula -Lula, 65, está entre as duas-, completam a família. A primeira vive no mesmo bairro que Vavá e Marinete e não trabalha; Tiana, merendeira numa escola pública, mora na zona leste de São Paulo.

Esses são os sobreviventes dos 11 filhos de dona Lindu com o pai de Lula, Aristides -que teve vários outros filhos com outras mulheres.

SAÚDE

Todos os irmãos do presidente Lula têm problemas de saúde. Jaime e Maria enfrentaram cânceres. Frei Chico é cardíaco. Vavá tem complicações ósseas. Marinete está com uma doença grave que os irmãos não revelam."Só tem o Lula bom ainda", afirma Frei Chico.

Os parentes dizem não receber auxílio financeiro do presidente e não se queixam disso. "Ele não foi eleito presidente para ajudar a família. Seria ridículo se desse dinheiro", declara Vavá.
"Não tem o que dizer. O Lula tem a vida dele, temos a nossa. Ainda posso trabalhar, trabalho", diz Jaime.

Frei Chico conta estar aliviado com o fim do mandato de Lula na Presidência. Ele acredita que vai cessar o assédio aos irmãos em busca de atalhos até o Planalto."Para nós, só tem a melhorar. Vamos ficar mais tranquilos em relação à paparicagem. É muita gente enchendo o saco, gente que achava que a gente podia fazer alguma coisa", afirma.

Os irmãos não têm ilusão de que, ao deixar Brasília, Lula seja assíduo nas reuniões familiares. "Estamos envelhecendo, a família vai chegando ao fim e assumem os filhos e sobrinhos, a família lateral", diz Vavá.O consolo é pensar que o irmão famoso estará mais perto. "Ele disse que não vê a hora de voltar [para São Bernardo] para descansar um pouco. Ele está muito cansado. O Lula tem trabalhado muito", afirma Marinete.
-Do blog "Amigos do Presidente Lula"-15/11/2010.

8 comentários:

Anônimo disse...

Ei hipocrita, agora procura averiguar a variação patrimonial do filho mais velho de lula!! "verás que um filho teu, não enriquece à luta"

Na Ilharga disse...

Hei, salafrário. Faz isso, pois és tu que estás incomodado com a situação criada pelo PIG para estigmatizar o Lula e não encontrou nada.
A propósito, hipócrita é a tua mãe!

Anônimo disse...

Égua, essa dá pra rir, Jorge. Quer dizer que exaltas a família pobre do Lula, mas nada dizes sobre o próprio Lula, que está rico, cheio de mimos e presentes de banqueiros, multinacionais e também de empresários nacionais, as mesmas "zelites" que vocês tanto criticam nos discursos populistas. Isto não tem nada a ver com PIG, ouviu cara-pálida!

Cláudio Ferreira

Na Ilharga disse...

Não exalto a pobreza de ninguém. Exalto a retidão do comportamento de quem não fez do cargo trampolim para a asensão social da família.
Quanto ao próprio, sabe-se que irá morar em São Bernardo no apartamento que comprou a prestação. E se você não fosse tão ignaro saberia que ele é legalmente impedido de receber "presentes". Sabe mais? Isso tem a ver com o PIG, tudo indica, o dono da voz que te faz boneco de ventríloco

Anônimo disse...

Amorim, tu não colocaste o meu comentário. Fui o primeiro. Eu disse: Não é o caso do lulinha...só isso e foi tão sério que tu não colocaste.
João Raimundo

Independente do Lulinha, o Dr. PC da CMB conseguiu morrer. Precisamos tomar um suco de uva...sim eu o suco e tu o vinho.
E tem o ACM, nós não bebemos mais ninguém...égua.

Na Ilharga disse...

João, em primeiro lugar eu me acostumei com comentários teus assumindo o que escrevias. Não entendo porque a covardia.
Em segundo lugar, acho muito cinismo da tua parte seres tão vigilante em relação ao Lulinha, isto na hipótese de não estares mentindo, o que é pouco provável, e tão discreto e relação ao quadrilheiro Roberto Freire, um dos maiores beneficiados do escândalo Arruda em Brasília, conforme depoimento da própria vítima da etorsão. Lamentável, "Ficha Limpa"!

Anônimo disse...

Rapaz, eu tento colocar minha inscrição nessas bostas de blogs e não entram. Como eu não tinha mais feito nenhum comentário, esse do Lulinha foi o primeiro desde o período eleitoral, eu não tenho problema com assinatura. Quanto ao Roberto Freire, eu, mesmo não tendo muita simpatia por ele, tenho certeza que em toda a vida pública dele, com oito anos de senado, não sei quantos na Câmara, mais o cargo e os jetons que ganhou, o que pode ter levado do esquema do Arruda, não chega aos pés do que o lulinha amealhou e a quadrilha que eu, lamentavelmente, muito mais do que tu, ajudei a que chegassem ao poder. Inclusive aqui no Pará e tu sabes muito bem quem são os bandidos que tu dás guarida, defendes com unhas e dentes como se fossem ingênuos militantes atacados pela direita raivosa. Eu continuo trabalhando, vivendo tranquilo com meus salários de funcionário e professor, militando em várias causas, inclusive combatendo a violência praticada contra criança e adolescente, enquanto essa corja de vagabundos, que tu defendes de forma criminosa e desavergonhada, está levando o dinheiro que deveria atender a essas crianças e adolescentes. E não adianta querer justificar essa patifaria no PSDB, que eu também combati e combaterei, assim como o PPS e quem quer que seja. No afã de não quereres ser vestal, acabas sendo cúmplice desses criminosos. Lamento muito que teu senso crítico tenha o lime da tua paixão pelo PT, que, aliás, nunca me enganou, pois te alertei em 1985 sobre o que poderia ser essa legenda, ainda que alguns, como em todos os partidos, não mereçam ser tratados como meliantes. Até no PMDB, DEM, PTB, etc. (para citar os mais conservadores) devem ter quem mereça respeito. Estás tão abalado com essa derrota que eu te anunciei desde o segundo ano de governo, mostrando os erros e propondo ações mais descentes, que não consegues falar sobre outra coisa. É uma pena.

João Raimundo da Silva Sousa

Na Ilharga disse...

Se não tens problemas com assinatura, então assina. Joguemos limpo. Eu também vivo do meu salário, portanto, tua insinuação maldosa não me atinge e não é o caso de ficarmos disputando eu e tu. Se o teu posicionamento é político vou responder na política. Nesse sentido, essa história de não sei quantos anos de Senado, de Câmara não vem ao caso. Está em jogo a vida de um safado, que preside um partido em que vários membros foram comparsas do maior esquema de corrupção já filmado, que corrre para São Paulo pendurado no erário daquele Estado sem trabalhar, que adquire imunidade parlamentar porque está envolvido, e tu vens falar de honestidade?
Além disso, não ajudaste a construir porra nenhuma dentro do PT. Passaste mais tempo brincando de clandestino do que construindo um projeto coletivo. Eu estou lá há 26 anos e me recuso a falar de mim, apenas quero dizer que desprezo tua "construção". Aliás, também ajudaste a construir a candidatura do Duciomar.
Não levo em consideração teus alertas, pois acho-os inúteis do ponto de vista político, apenas me assusta a tua profissão de fé na cretinice como se o projeto político do PT tivesse sido derrotado. Elegemos a 1ª presidenta e inserimos no cenário mundial o país tornando-nos modelo de inclusão social num período em que o mundo inteiro exclui.
Em nome de uma amizade que já vai longe no passado desconsiderarei essas canalhices moralistas. Acho fruto de covardia, já que não citas um nome, e de indigestão de conteúdo podre, que não saiu pelo canal certo e transformou-se insolitamente em verborragia. Quando tiveres coragem de dar nomes aos bois, separando o joio do trigo e fazendo as ressalvas a respeito de tuas atitudes na política, em vez de citar tua situação pessoal, inclusive dando ciência de quem financiou os candidatos que tu honestamente apoiaste, aí a gente pode fazer esse debate sobre ética na política. Mas, enquanto acenderes uma vela a Deus e outra ao Diabo, fica com a tua ratio e me deixa com a minha paixão.
Obrigado e disponha do espaço.