Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Estranho enigma

Curiosa a conclusão do Repórter da Ditadura(70), a respeito dos números da pesquisa do Veritate. Garante que haverá 2º turno pro governo do estado, no entanto, pelos números apresentados no final da tarde de ontem, a situação ficaria muito longe disso já que há uma distância de cerca de dez pontos do primeiro colocado para a soma dos demais candidatos.
Das duas uma:ou houve descuido na hora da avaliação, ou, mais provável, os números que o Repórter dispunha eram bastante diferentes dos divulgados, coincidentemente, a poucas horas do início do comício com a presença de Lula, refletindo uma outra situação e bem diferente da que foi divulgada. De qualquer modo, pesquisa continua a ser aqui por essas bandas fator de mais nebulosidade, independente do orgão que a realiza, em vez de um instrumento que indique com transparência uma tendência. Lamentável!

10 comentários:

Braulio Uchôa disse...

Meu caro, estive ontem no comício e tive a plena certeza de que ANA estará no segundo turno. O desespero da imprensa burguesa é saber que em um 2º turno ninguém segura a força da militância histórica do PT.

Anônimo disse...

De uma pesquisa coordenada pelo tucano Edir Veiga o que se pode esperar?

Giorlando Lima disse...

Jorge, o colunista não estava errado. A simples diferença de 9 pontos percentuais de um candidato para os demais não dá a eleição por decidida. A legislação diz que é preciso que o candidato tenha 50% mais um dos votos válidos para vencer em primeiro-turno. Veja que os indecisos passam de 14%. Ninguém, em sã consciência pode agregar esses "indecisos" aos votos inválidos ou a Jatene. Ana tem essa margem para trabalhar, além de saber que todos os demais candidatos podem estar acima dos números apresentados. A pesquisa, tecnicamente, considerando apenas o cálculo matemático, tem margem de erro de 2,5 p.p para mais ou para menos. É sabido que há outro percentual de erro não contemplado nessa margem. Na verdade, considerando como inválidos os votos nulos, "não voto em ninguém", etc., Jatene chega a 47%, teria que crescer mais 3 pontos percentuais e um voto para liquidar a fatura no primeiro-turno. Além do que, amigo, a pesquisa teve seu campo bem antes da vinda do Lula e daquele comício majestoso, que, para mim, se o marketing e as lideranças souberem trabalhar a sua repercussão, pode mudar - e muito - o quadro.
Só fiquei triste que para ter efeito a sua contestação ao colunista o seu blog, uma das trincheiras progressistas do Pará, tenha meio que voz à versão tucana da eleição no primeiro-turno. Mas, sei que você é um dos que mais lutas e creem que Ana Júlia vai ao 2º turno e vai levar a eleição. Abraço, meu amigo-referência.

MARCIO VASCONCELOS disse...

O POVO DO PARÁ NÃO LÊ PESQUISA
1990, o IBOPE dizia que o futuro governador seria XERFAN, ganhou JADER
1994, o IBOPE dizia que JARBAS PASSARINHO seria oGOVERNADOR, e ALMIR GABRIEL que era o 3o na pesquisa, ganhou
1996, O IBOPE dizia que RAMIRO BENTES seria o PREFEITO, ganhou o EDMILSON, que era o 4o. na pesquisa.
1998, o IBOPE dizia que HÉLIO GUEIROS podia comprar o terno da posse para o SENADO, ganhou LUIS OTÁVIO, que tinha um tracinho nas pesquisas.
Em 2002, o IBOPE dizia que ADEMIR ANDRADE iria para o 2o turno, não foi, e quase a MARIA DO CARMO, que estava em 4o se torna inquilina no PALÁCIO DOS DESPACHOS.
E tem mais erro do IBOPE, em 2006, disse que ALMIR GABRIEL seria GOVERNADOR de forma consagrada eleito no primeiro turno, e quem venceu foi ANA JÚLIA, que nem era candidata oficial, substituiu MÁRIO CARDOSO, aos 45 minutos do 2o tempo.
Em 2008, pelo IBOPE, VALÉRIA seria a nova PREFEITA DE BELÉM, perdeu, e feio, terminou em 4o., e PRIANTE foi para o 2o.turno.
E este mesmo IBOPE, na pessoa do SR. MONTENEGRO, disse que LULA, não elegeria DILMA.
É por isso que povo do PARÁ, nunca baseou seu voto com base no que diz as pesquisas.
Aliás, nem os candidatos deveriam acreditar

Anônimo disse...

Jorge, veja que o Sidnei Rosas e Marcio Miranda estão nas primeiras colocações para a Alepa, conclui-se que de fato, esta pesquisa foi feita em Paragominas, eu quero saber se alguém já viu alguma pessoa fazer propaganda para o Sidnei rosas em Belém ? Lamento professor Edir, mas a pesquisa está fadada ao descrédito.

João Bernardo

Na Ilharga disse...

Um abraço ao Bráulio e ao Márcio e obrigado pela atenção.
Agora, Giorlando, meu amigão, jamais manifestaria algo como fato consumado não acreditando nele. Essa "tendência" de vitória do Simão Lorota já no 1º turno parece convicção negociada em balcão de lupanar, por isso me inclua fora desse comprou levou.
O que eu tentei mostrar é que até o Repórter não acredita nos números veritáticos, independente dos indecisos, que rumo esses votos terão, como isso terá que ser trabalhado e o escambau. Pra mim há um fato que precede tudo isso, justamente a falta de condições de higienizar esse tipo de lambança.

marcos Moraes de Lima disse...

Quem não conhece o traquinas do edir Veiga, vendido aos conservadores reacionários? Deveria se envergonhar de fazer algo tão deslavado, tão pequeno. Logo ele, que no passado teve,incialmente, uma vida de esquerdA. MEU PAI JÁ DIZIa: NUNCA CONFIE EM CRISTÃO NOVO OU EX-COMUNISTA. São perigosos. Muito perigosos.

Anônimo disse...

Caro Jorge Amorim.
A pesquisa do "Veritate" é hilária. Em primeiro lugar, é coordenada por um Dentista Político, sim pq para quem não sabe a formação do Edir é dentista. Muito embora os seus adversários do movimento sindical, à época em que seu grupo dirigia a ASUFPA, tenham dito àquela altura que o mesmo não sabia aplicar anestesia em dentadura. Em segundo, o Wladimir que é o dono da "Veritate", todos sabemos quem é.
Então, não há como atribuir "la veritate à pesquisa" à pesquisa.
Ah, esqueci de dizer: o Edyr foi candidato a deputado estadual pelo PT e dizia aos 4 cantos da UFPA que estava eleito. Certa altura, o Miro Canto comentando tal assunto disse que viajou para a caixa prego atrás de eleitores do mesmo e não os encontrou.
No mais, as urnas dirão "la veritate".
João Índio.

Anônimo disse...

Vocês estão todos desesperados. Edir Veiga foi um grande petista e deixou a nojeira desse partido ao ver tanta corrupção e trairagens. O João Índio é um pulha que vai afundar junto com a sua desgovernadora. O último a sair do Palácio dos Despachos que apague a luz. Vão pedir emprego ao Dudu, o bom companheiro. AHAHAHAHAHAHAH

Na Ilharga disse...

Celerado, bandido. Por que te escondes no anonimato? Tens medo que a polícia rastreie teus passos, Rubnei Quícoli ao tucupi?
Não julga os outros por ti. Tu é que deves estar doido pela vitória do Simão Lorota para pegar uma boquinha, e quem sabe, até ir naquela célebre "viagem de negócios" para Paris, coisa que o Diário do Pará sabe muito bem como aonteceu, mas convenientemente silencia. Desinfeta, biltre!