Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dificuldades

Na eleição passada para a Câmara Federal, o PMDB deu-se ao luxo de concorrer sozinho e elegeu seis parlamentares, principalmente porque Jader Barbalho obteve mais de 300 mil votos e Wlad mais de 200 mil o que permitiu até que Asdrúbal Bentes, com pouco mais de 40 mil votos, se elegesse.
Ante o atual quadro político, é quase impossível a repetição desse desempenho. Jader concorrerá ao Senado, Lúcio Vale está no PR e o PMDB continuará solitário para concorrer com coligações muito boas de voto. O próprio jornal dos Barbalhos noticia hoje  que está sendo montada uma aliança para a Câmara que envolve: o PR, de Lúcio Vale; o PP, de Gerson Peres; o PTB, de Duciomar Costa e o PSC de Zequinha Marinho. Todos com mandato e grandes chances de permanecer e, caso possam candidatar-se Raimundo Santos e Josué Bengston, até aumentar a representatividade dessa coligação.
Isto deve-se, em parte, ao modo de condução que Barbalho deu às negociações para disputar as eleições, priorizando suas conveniências e desdenhando do quadro altamente competitivo que se vislumbrava para a Câmara Federal. Resultado, a amarga perspectiva de redução de seis para, no máximo, a metade do número de deputados eleitos. Parafraseando o provérbio, quando só uma cabeça pensa, as demais omissas é que padecem. E como!

Nenhum comentário: