Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Ecos da Time

Lula foi escolhido, pela revista estadunidense Time, o homem mais influente do mundo.Dentre as várias saudações à essa escolha, chama a atenção a feita pelo cineasta Michael Moorer, que destaca o significado espetacular do papel de Lula na rápida transformação socioeconômica do país, que saiu da condição de um dos mais desiguais do mundo para ser exemplo de gerador de políticas sociais capazes de reduzir a miséria.
Diz Moorer, "Quando os brasileiros elegeram Luiz Inácio Lula da Silva presidente pela primeira vez, em 2002, os capitalistas selvagens do país checaram, nervosos, os medidores de combustível de seus jatos particulares. Eles tinham transformado o Brasil em um dos lugares mais desiguais do planeta e agora parecia que tinha chegado a hora da revanche." Em outro trecho, ressalta Moorer "O que Lula quer para o Brasil é o que costumávamos chamar de sonho americano. Nós, nos EUA, em compensação, onde o 1% mais rico possui mais do que os 95% mais pobres somados, estamos vivendo em uma sociedade que está rapidamente se tornando mais parecida com o Brasil."
Obviamente que Michael Moorer não é melhor informado, sobre as coisas do Brasil, do que os escrevinhadores dos nossos reacionários jornais. A diferença está na abordagem honesta feita pelo rechonchudo cineasta, contrapondo-se ao contorcionismo verbal para ocultar essas conquistas populares, feito por esses mal intencionados escribas, em revoltantes exercícios diários de fabricação de embustes.

Nenhum comentário: