Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Robin Hood derrota o xerife de Nottingham

A vitória, obtida por Pará e Rondônia contra São Paulo no CONFAZ, é não só o triunfo de dois estados pobres submetidos aos rigores de uma lei tucana(Lei Kandir), que tira dos humildes para dar aos ricos, mas significou livrar o bolso do povo paraense da sanha arrecadatória do mais rico estado da federação brasileira, coincidentemente dirigido por um indivíduo alcunhado de Zé Pedágio.
Se fossem derrotados, os dois estados da Região Norte teriam que cobrar ICMS, retroativo a 2000, já a partir do dia 31 próximo, de produtos que compõe refeição popular, de insumos agrícolas, medicamentos, material de construção entre outros. Isto teria como consequência o aumento do preço desses produtos para o povo paraense, e o aumento da arrecadação daquele imposto por São Paulo, onde são fabricados em sua grande maioria.
Espera-se que situações dessa natureza contribuam para fazer andar a reforma tributária, que ora adormece no Congresso Nacional, capaz não só de acabar com essa anacrônica guerra fiscal entre os estados, mas, mais que isso, inaugure um sistema baseado na justiça fiscal que cobre impostos mais da renda e menos dos salários, invertendo a perversa lógica hoje vigente.

Nenhum comentário: