Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Cabanagem

Ao contrário do que supõe o alcaide D. Costa, faz 175 anos,hoje, que os Cabanos mataram o governador nomeado pela coroa portuguesa, o irmão do terrível Marquês de Pombal, Lobo Mendonça, e colocaram no comando da Província do Grão-Pará Félix Malcher, constituindo-se este o episódio mais edificante da história do nosso estado. Depois, a Regência que governava o Brasil reagrupou suas forças e reprimiu violentamente aquele movimento, derramando muito sangue de nossa gente.
De qualquer maneira, como essa história nem sempre é contada levando em conta sua enorme dimensão popular, vale a pena registrá-la para resgatar os fatos verídicos, bem como para purgar temores infundados, como os que assolam nosso prefeito, cujo desejo de eliminação da memória popular das homenagens prestadas pela gestão que o antecedeu o leva a cometer verdadeiras atrocidades contra os nossos heróis cabanos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Égua, tu tá com tudo e não tá prosa. Destes uma verdadeira aula de História do Pará. Que tal começarmos um Projeto para reavivar a memória dos nossos jovens no que concerne á História do nosso Estado, para que indivíduos como este prefeito vagabundo não enterre de vez os nossos heróis?

GUAMÁ disse...

Esse prefeito é um despreparado.Também.....Quem entrou pra política só como meio de vida através de diploma falso,
só pode ter problemas com a instrução.

Anônimo disse...

Nosso prefeito??? Só se for de vcs, eu não votei nesse nanico sociopata. Durmo c/ a consciência tranquila neste sentido. Agora, que papo é esse de dizer que o representante dos concursados não tem o que fazer? Se não fosse ele denunciar, até hoje a Donana tava botando um monte de contratado e os concursos caindo no esquecimento. Te manca,ô Nailharga!!