Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A "birita" é uma arte

Essa foi tirada do blog Mafuá do HPA e remete a um livro, A Arte de Beber(Assim Falava Baco), autoria de Marcelino de Carvalho- Civilização Brasileira Editora-1963, com dicas pertinentes. Eis aí.
-"O homem é um animal ingrato. Verdade seja dita que a gratidão é uma virtude que se pede aos cães e não aos homens e não há o direito de se obrigar todo homem a ser um cão".
-"Não há no mundo quem beba melhor do que o francês. Filho do país mais beneficiado pela natureza, não lhe foi difícil apreciar tudo que essa mesma natureza lhe concedeu. Carne, pão, queijo, frutas, peixes, caça e vinhos..."
-"Há um princípio na arte de bem beber que deve ser respeitado: garrafa aberta, garrafa bebida. Desse princípio, deduz-se um outro: copo cheio, copo vazio. Não há o direito de alguém permitir que seu copo seja cheio de bom vinho sem que tenha a certeza de esvaziá-lo. É mau gosto e até falta de educação".
-"Ora, todos nós sabemos que calor e álcool não cabem no mesmo saco. O álcool foi feito pela natureza e aprimorado para defesa concreta dos que sentem frio. Que seria de um nórdico ou de um escocês sem uma tragada, sempre que possível?"
-"Quanta coisa se imagina e se descobre depois de um ou mais cálices de vinho, seja Porto ou não".
-"A mocinha acha que tomar champagne é esnobe e dá dor de cabeça. O velho bebedor continua achando graça da opinião da mocinha. Só bebida ruim dá dor de cabeça. O mundo continua girando e sempre haverá preconceitos, esquecendo-se os menos afeiçoados que toda bebida tem seu tempo e sua hora e que, se a gente perder um e outra, depois torce as orelhas e leva um tempão louco para recompensar a oportunidade que já passou".
-"Nem todos os paladares são iguais e nem um mesmo paladar tem que seguir o mesmo sistema. Se a temperatura muda, por que há de alguém ficar amarrado a uma idéia preconcebida? Cada qual bebe conforme o que lhe pede a garganta e o fígado".
É ou não uma arte?

Nenhum comentário: