Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Efeito Ciro

Parece que o bom desempenho de Ciro Gomes nas últimas pesquisas despertou a cobiça dos insatisfeitos com suas legendas, gerando migração surpreendente para o PSB. Democratas, tucanos, petebistas, pemedebistas... tudo procurando abrigo sob as asas daquele que pode representar alguma surpresa na sucessão de Lula.
O curioso é que o histórico de alguns dos notáveis que fizeram esse movimento foi desenvolvido na ilharga de caciques que sempre representaram a direita tradicional. Por exemplo, Gabriel Chalita foi Secretário de Educação de Geraldo Alkmin, além de seu mais fiel escudeiro; o Senador Aldemir Santana era suplente do Roriz e muito influente economicamente nesse espectro político que combatia o PT no Distrito Federal; o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, petebista de longas datas, entrou para o partido de Ciro levado pelas mãos do Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, lembrando que em 2008 Márcio foi apoiado por Aécio Neves e pelo PT, logo, não tem perfil tão conservador como os outros, mas guarda desde já distância considerável de Serra, com a ajuda de Aécio, ratifique-se.
Ainda é cedo pra falar, porém, diante do isolamento de demos e tucanos, poderemos até ter um segundo turno disputado entre Dilma e Ciro, a julgar pelo que se apresenta nessa reta final do prazo para troca de partidos. Dilma tem o apoio de Lula, o que representa uma quase garantia de ida ao segundo turno; já Ciro,inteligentemente introduzido em São Paulo, através de uma ensaiada mas não realizada candidatura ao governo daquele estado, representa um cavalo de Tróia para o tucano, já desmontado no Rio de Janeiro pela candidatura Marina,além de uma candidatura que se mostra inviável no Norte e no Nordeste.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, sabe que eu já tinha também pensado na hipótese do segundo turno ser entre Dilma x Ciro. Se observarmos bem, as pesquisas apresentadas que sempre são favoráveis ao tal do Zé Pedágio são feitas apenas no Sul e Sudeste, e tenho minhas dúvidas se são realmente na faixa de 35%. Manda ele fazer pesquisa no Norte e Nordeste . Agora, com essa migração toda, somada a essa brigalhada, o ninho tucano está esvaziando cada vez mais, e as chances do Zé devem ficar cada vez mais difíceis. Mas, vamos ter calma, pois ainda falta alguns meses. O Ciro também, com sua "delicadeza", vai entornar o caldo e a Dilma com sua inteligência e sabedoria vai levar esta eleição tranquilamente. É esperar para ver.

Na Ilharga disse...

Eu sei que o espaço do blog é pequeno para nominar todas as celebridades neo-socialistas, mas acho fundamental citar o presidente da poderosa FIESP, Paulo Skaff, como um nome de peso considerável nesse jogo político.