Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

VELÓRIO

As viúvas e viuvos da finada " União Pelo Pará" demonstram uma falsa perplexidade, em relação a uma foto em que estão juntos a governadora Ana Júlia Carepa e o deputado federal Wladimir Costa. Alegam que, depois do que o deputado falou da governadora, na campanha passada, era de se esperar que Ana nunca mais ao menos olhasse para ele.
Isso não passa de papo furado de quem vai sentindo a angústia do isolamento político.Nossa história é repleta de exemplos de brigas e reconciliações determinadas pela conjuntura, sendo a mais notável o apoio de Luís Carlos Prestes a Getúlio Vargas, em 1950, depois da polícia do Estado Novo, na década de 30, ter mandado a esposa de Prestes, Olga Benário, para a Alemanha nazista, onde foi executada por ser de origem judia.
Aqui mesmo, no Pará, se formos lembrar o rosário de elogios com que Almir se referia a Jáder Barbalho, em 1986, e compararmos com as acusações desferidas em 1998,podemos pensar até que nem se trata da mesma pessoa.
O problema é que o tempo passa, o tempo voa e a direita não consegue inventar novas estratégias para disputar o poder. É sempre a surrada retórica moralista que condena tudo aquilo que eles faziam quando eram governo.
Criminalizar o jogo político não passa de ardil velhaco de quem faz qualquer negócio para voltar ao poder e não consegue pela via do debate franco e transparente. No caso do chororô acima, a governadora é uma candidata fortíssima à reeleição, daí atrair os mais diversos apoios.Seria ingênuo da parte dela recusá-los só para satisfazer aqueles que estão ávidos pela companhia dos que eles não querem do lado dela.

4 comentários:

Anônimo disse...

Está certo companheiro jorge estamos todos na vala comum.

por Denilson d'Almeida disse...

assim é a nossa democracia

Anônimo disse...

A postura republicana está além do achincalhe, da ignomínia e da impostura.O "chorume" dessa gente é por conta do cenário desfavorável que prenuncia outra peia eleitoral.Também,continuar investindo na inverdade, no disfarce e na distorção dos fatos, é insistir na própria desgraça.Esse pessoal vai ainda provar do próprio veneno.

Anônimo disse...

Existem coisas na política que certas pessoas distorcem por conveniência. Muitos políticos são adversários, pensam diferente e rezam por cartilhas distintas. Mas isso não os faz inimigos na vida pessoal. Existe regras de vonvivência em que as disputas ideológicas não apagam as normas de cortesia. O Priante, por exemplo, outro dia, foi abraçar a governadora Ana Júlia, no Festival de Tribos de Juruti. A mesma coisa o deputdo Nilson Pinto. Ambos tem divergências com o governo da Ana Júlia. Nem por isso, são inimigos pessoais.