Desde domingo último(25/5), a rede ferroviária de Londres, do sudeste e sudoeste da Inglaterra voltou para a mão do estado. Até 2027, todo o sistema voltará a ser estatal.
Além de promessa de campanha do premiê britânico, o trabalhista Keir Starmer, concorreu para a reestatização o péssimo serviço prestado pela iniciativa privada, nessas três décadas de domínio privado.
Cancelamento rotineiro de viagens, preços altos das passagens(a ganância por lucros sobrepondo-se à prestação do serviço), confusão sobre em quais linhas as passagens deveriam ter validade marcaram esses tormentosos trinta anos de privataria britânica.
Agravados pelas inúmeras greves puxadas pelos sindicatos dos ferroviários, obviamente outras vítimas da ganância privata, onde os salários foram arrochados sistematicamente, daí a reestatização quase sem grito da South Western Railway, a operadora do sistema que voltou a ser estatal.
Seja qual for o compartimento que o capeta tenha destinado à miss Margareth Tatcher no inferno, de lá ela deve estar refletindo a respeito de sua malsinada frase, 'onde a esquerda toca não nasce mais nem grama', e constatar que o seu neoliberalismo fracassou enquanto modelo administrativo das sociedades, seguindo encantando apenas pascácios como o abominável Pondé.
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