Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Rumo à vitória. Sanders vence com folga primárias democratas em Nevada


O senador Bernie Sanders venceu com uma grande diferença dos outros adversários o caucus presidencial democrata no estado de Nevada realizado neste sábado (22/02).

Com quase 50% dos votos reportados, o senador pelo estado de Vermont aparece com 46,6% dos votos, mais de 27 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o ex-vice-presidente Joe Biden, que coquistou apenas 19,2% dos votos.

Dos 16 condados de Nevada, Sanders venceu em 10 deles, seguido pelo ex-prefeito de South Bende Pete Buttigieg, que venceu em 5. O condado de Lincoln segue empatado entre os dois.

"Em Nevada, nós mostramos a força desse movimento multi-racial, multi-geracional que irá varrer esse país", disse Sanders após a vitória.

A apuração dos votos ainda não terminou, mas a vitória do senador já é irreversível. Segundo a imprensa norte-americana, apesar de os números de delegados conquistados ainda não serem claros, a vitória de Sanders em Nevada o coloca "no assento do motorista" para conquistar a candidatura para enfrentar Donald Trump nas eleições presidenciais.

"O povo americano está farto de um governo baseado na ganância, corrupção e mentiras. Quer um governo baseado nos princípios de justiça", disse o senador aos apoiadores reunidos após o anúncio da vitória.

Buttigieg aprece em terceiro colocado, com 15,4% dos votos. As senadoras Elizabeth Warren e Amy Kloubuchar ficaram em quarto e quinto com 10,3% e 4,5% dos votos. Se ao final da apuração, as pré-candidatas não obterem mais de 15% dos votos, elas não somaram delegados pelo estado.
(Opera Mundi)

Nenhum comentário: