Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Jader apresenta emenda para impedir redução do salário do servidor público. Manterá?



O senador Jader Barbalho(MDB/PA) apresentou emenda supressiva às PECs 186 e 188, acabando com a iniciativa do agiota Guedes de atirar às costas do servidor o ônus da má gestão fiscal do governo.

Como diz a justificativa encaminhada pelo senador paraense, "não é justo que os servidores assumam o ônus pela má gestão e pela falta de organização com os gastos públicos dos governos anteriores".

Bem, a administração pública brasileira está repleta de exemplos que não só na mudança de governo existe a citada "má gestão", mas, em exercícios anteriores do mesmo governo, é pública e notória a gastança sem controle.

Nesse sentido, a emenda de Jader torna-se ainda mais pertinente porque visa impedir uma iniciativa que prima pela irresponsabilidade, ao transferir encargos a terceiros sem o exame necessário das mazelas que levaram ao rombo.

E sem um diagnóstico preciso não se tapará um rombo apenas com medidas paliativas. Abre-se, sim, as portas para a famigerada 'desregulamentação', velhacaria com que Guedes sonha dia sim outro também, pois seria o fim da prestação de contas por eventuais desmandos.

Por tratar-se de emenda de um senador pertencente a maior bancada da Casa, aparentemente está fadada à aprovação. Somados os votos emedebistas com os das legendas que compõe a centro-esquerda, teria uns 30 votos.

Nesse caso, uma Emenda Constitucional, terá de alcançar 54 votos para sua aprovação, algo que pelas contas iniciais está bem difícil, restando ao grande público aguardar as tratativas comandadas pelo governo, que devem ir da cooptação de oposicionistas até à persuasão pela retirada da dita emenda. Será?  

Nenhum comentário: