Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 21 de maio de 2019

Cresce apoio ao socialismo nos EUA: 4 entre 10 norte-americanos são favoráveis à alternativa ao capitalismo


O apoio ao socialismo cresceu nos Estados Unidos, de acordo com um levantamento da Gallup (empresa especializada em pesquisas de opinião). Uma pesquisa divulgada na última segunda-feira mostra que 43% das pessoas acreditam que o socialismo é algo bom para o País, enquanto para 51% ainda é algo ruim.

O índice pode parecer irrelevante, mas, para a Gallup, o destaque está no contraste com os números atuais e de 1942, quando 25% acreditavam que o socialismo era algo bom para os EUA e 51% diziam ser ruim. Outra mudança foi na associação de ideias. Agora o socialismo estaria mais ligado a igualdade social, e não ao controle dos meios de produção.

A Gallup também captou o apoio de democratas ao socialismo: 57% dizem ter uma visão favorável, enquanto 47% têm uma perspectiva negativa. Não faz muito tempo, em 2012, os democratas tinha uma visão mais positiva do capitalismo. Mas houve uma queda de adesão, em nove pontos, captada em 2016, quando 56% apoiavam o capitalismo.

Republicanos ainda demonstram forte preferência pelo capitalismo, com 71% dizendo que tem uma perspectiva positiva. Apenas 16% tem uma visão positiva sobre o socialismo, segundo a pesquisa.


Os números da opinião da população atual surgem num momento em que os Estados Unidos discutem a sucessão presidencial. Segundo o New York Times, são até agora 23 candidatos democratas e 2 republicanos.

O lado republicano tem Donald Trump e o empresário William F. Weld — que pretende ser uma alternativa moderada entre os conservadores. Já a esquerda dos Estados Unidos, como em muitas partes ao redor do globo, vive um dilema entre radicalizar o discurso para disputar com a onda populista, ou ir para o centro e angariar o eleitor mais moderado.

Entre outros candidatos, o lado democrata tem o prefeito de Nova York, Bill de Blasio — que recentemente se envolveu numa polêmica de troca farpas com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Outro nome é Bernie Sander, que se define como socialista democrático e, nas eleições passadas, perdeu a nomeação para Hillary Clinton. Falando em nomes conhecidos por aqui, Joe Biden, vice-presidente na gestão Barack Obama, também desponta como alternativa.

As eleições nos Estados Unidos ocorrem em novembro de 2020.

Governo x livre mercado
A Gallupe também perguntou aos norte-americanos qual a preferência deles entre livre mercado ou atuação do governo. A população se mostrou mais adepta a atuação do mercado em setores como tecnologia e inovação, e mais refratária a outros como proteção ambiental.
(Seu Dinheiro/ Blog da Cidadania)

Nenhum comentário: