Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Tapetão dos números




A pesquisa IBOPE, aferindo intenções de voto para o governo do Pará, divulgada ontem pela TV Liberal e hoje pelo jornal Diário do Pará, está de acordo com os números da pesquisa do Instituto Doxa.

Porém, só nos números referentes ao candidato Helder Barbalho, no IBOPE 43% e no Doxa 39%; e Paulo Rocha, no IBOPE 13% e no Doxa 11%, ou seja, dentro da margem de erro de 2,2%, para mais ou para menos.

O problema ocorre com os números do candidato Márcio Miranda, retratando desacordo flagrante entre os dois institutos com diferença acima da margem de erro. No Doxa, Márcio tem 20%, enquanto no IBOPE apenas 11%, ocupando o terceiro lugar, diga-se de passagem.

Isto nos leva crer que alguém errou, IBOPE ou Doxa, na medida em que o período da pesquisa é mais ou menos o mesmo, meados deste mês, logo, sem algo significativo que faça o eleitor mudar de opinião tão repentinamente.

Todavia, ressalte-se que a pesquisa encomendada por Carlos Santos, sabidamente a serviço da candidatura de Márcio Miranda, há uma ressalva enfatizando a grande quantidade de indecisos mais  precisamente, 1 em cada 3 eleitores declarou sua indecisão.

Ora, se o diabo mora nos detalhes é nesses que a tática de inflar números de parceiros pode ser utilizada a fim de inflar números que se quer alcançar, vale dizer, desse 1/3 que ainda não tem candidato pode ter saído o número que tirou o preferido do contratante da pesquisa do incômodo terceiro lugar. Será?

Nenhum comentário: