Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sábado, 11 de agosto de 2018

Fique ao lado de Lula


Como muitos dos que acompanham a América Latina já sabem, o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, está preso desde o dia 7 de abril.

Esta prisão foi amplamente condenada pelo movimento sindical e internacional como politicamente motivada. Somente no mês passado, o maior sindicato da Grã-Bretanha, Unite, e a AFL-CIO, a maior federação comercial dos EUA, acrescentaram seu apoio à campanha pela liberdade de Lula. A Unite também expressou sua solidariedade com o movimento sindical brasileiro e exigiu o fim dos ataques à democracia e ao progresso social que ocorreram no Brasil desde o golpe de verão de 2016.

Esse "golpe parlamentar" viu Dilma Rousseff – que havia recebido 54 milhões de votos – ser retirada da presidência sem um único voto do público brasileiro.

Inacreditavelmente, apesar do fato de Lula estar agora preso – e dos ataques generalizados e persistentes a Lula em grande parte da mídia privada brasileira nos últimos anos – pesquisas de opinião mostram que ele ainda é a principal escolha dos brasileiros nas pesquisas de opinião sobre as eleições presidenciais de outubro.

Lula enfrentou esse julgamento pela mídia como parte de uma campanha contra ele, onde seus direitos humanos básicos foram violados. Quando ele foi condenado por "atos indeterminados", sem provas materiais fornecidas contra ele, o viés contra ele e a injustiça do caso ficaram claros, mas ele e seus partidários ainda estão lutando.

Lula continua sendo o político mais popular do Brasil porque liderou um período de sucesso, tirando milhões da pobreza com seus programas sociais inovadores e reduzindo a desigualdade.

Quando eu era prefeito de Londres, tive o privilégio de conhecer Lula e o que ficou absolutamente claro foi como melhorar a vida dos brasileiros comuns foi sua paixão e sua razão de estar envolvido com a política.

Como disse recentemente a secretária geral da Confederação Sindical Internacional Sharan Burrow: "A democracia precisa ser restaurada com urgência e a única maneira de conseguir isso é por meio de eleições justas e democráticas nas quais Lula tenha o direito de ser candidato".

Mas essa luta não é apenas sobre um homem – também devemos defender a democracia e o progresso social no Brasil e em solidariedade a todos os movimentos que resistem ao governo golpista em todo o país.

Desde o verão de 2016, o governo não eleito do Brasil impôs medidas neoliberais linha-dura, incluindo um congelamento de gastos públicos de 20 anos e planos para privatizar a estatal petrolífera.

De fato, o atual governo não-eleito no Brasil é tão ruim que chegou a afrouxar a definição de escravidão em uma medida polêmica criticada pelo relator especial da ONU sobre a escravidão moderna, que disse que o decreto governamental "enfraqueceria a proteção" de populações pobres e excluídas que são vulneráveis ​​à escravidão".
Tudo isso foi feito sem qualquer endosso eleitoral, e o atual presidente está com um índice de popularidade de 2%.

Além disso, a prisão de Lula foi acompanhada de uma maior repressão do atual governo do presidente não eleito, que incluiu a extinção dos direitos sindicais, a repressão aos protestos dos movimentos sociais e, particularmente, preocupantes desenvolvimentos como o assassinato de Marielle Franco em março.

No entanto, a resistência está ocorrendo em todo o país contra o governo ilegítimo, através de greves, protestos, ocupações de terra e muito mais.

A dura realidade é que 54 milhões de brasileiros votaram em um presidente de esquerda, mas tiveram um presidente de direita imposto sobre eles. Parecia que eles estariam enfrentando uma escolha apenas de candidatos de direita ou candidatos centristas na próxima eleição se Lula fosse mantido fora das urnas.

Felizmente, a esquerda brasileira se uniu em torno da situação do líder mundial preso e um acordo foi feito para que Fernando Haddad, o ex-prefeito de São Paulo, para concorrer em seu lugar, se a Lula for negado o direito de concorrer.

Apesar de ter um plano B, Lula é o candidato e o próprio Haddad disse que vai "viajar por todo o país levando a voz de Lula" e está claro que milhares de progressistas ao redor do mundo não estão desistindo de Lula e seus ideais.

A menos que façamos tudo o que pudermos internacionalmente para Lula, a democracia em um dos países mais populosos e diversos do mundo será desviada pela segunda vez em dois anos. Com as políticas do governo do golpe já prejudicando o bem-estar social e os cuidados de saúde para os mais pobres do país, a luta no Brasil pela democracia e pelo progresso social também é nossa luta.

E essa luta também é importante em termos mais amplos na América Latina para o futuro dos movimentos progressistas e dos sindicatos.

A administração Trump apoiou os passos para trás no Brasil, e isso é parte de uma tendência preocupante dos EUA de apoiar governos e movimentos reacionários, direitistas e antitrabalhistas na região.

O futuro de Lula e de sua candidatura será decidido na próxima semana - vamos intensificar a pressão internacional para que a impressionante vitória da esquerda no México no mês passado não seja o único grande ganho para os progressistas na América Latina este ano.
(Ken Livingstone- ex prefeito de Londres/ via Brasil 247)

Nenhum comentário: