Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Um dia antes de receber Lula, papa faz defesa da Amazônia


O papa Francisco receberá nesta quinta-feira (13), no Vaticano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fará sua primeira viagem internacional em mais de quatro anos. Segundo sua assessoria, Lula falará sobre desigualdade e o combate à fome e à pobreza, uma das marcas de seu governo (2003-2010).

“Vou visitar o papa Francisco para agradecer não só pela solidariedade que teve comigo em um momento difícil, mas sobretudo pela dedicação dele ao povo oprimido”, declarou Lula na semana passada, lembrando da mensagem de apoio durante sua prisão. “Também quero debater a experiência brasileira no combate à miséria.”

O ex-presidente foi ontem para Roma, acompanhado do ex-chanceler Celso Amorim, entre outros. A última viagem de Lula para fora do país foi em dezembro de 2015, quando ele esteve na Alemanha e na Espanha. A confirmação da audiência teve participação do presidente da Argentina, Alberto Fernández, que foi recebido pelo papa, também argentino, em 31 de janeiro. Eleito no ano passado, Fernández já foi criticado por Jair Bolsonaro, que não foi à cerimônia de posse no país vizinho.

Na véspera da audiência com Lula, o Vaticano divulgou texto (Exortação) do Papa sobre o recente Sínodo da Amazônia. Usando os termos “injustiça e crime”, ele critica interesses que, “legal e ilegalmente”, continuam aumentando o corte de madeira e a indústria da mineração, “expulsando e encurralando os povos indígenas, ribeirinhos e afrodescendentes”.

Ele acrescenta que isso resultou em migração de indígenas para as periferias das cidades, onde “não encontram uma real libertação dos seus dramas, mas as piores formas de escravidão, sujeição e miséria”. “Nestas cidades caracterizadas por uma grande desigualdade, onde hoje habita a maior parte da população da Amazônia, crescem também a xenofobia, a exploração sexual e o tráfico de pessoas. Por isso, o clamor da Amazônia não brota apenas do coração das florestas, mas também do interior das suas cidades.”

O líder da Igreja Católica critica as “operações econômicas, nacionais ou internacionais”, que prejudicam a região e não respeitam os direitos dos povos nativos. “Quando algumas empresas sedentas de lucro fácil se apropriam dos terrenos, chegando a privatizar a própria água potável, ou quando as autoridades deixam mão livre a madeireiros, a projetos minerários ou petrolíferos e outras atividades que devastam as florestas e contaminam o ambiente, transformam-se indevidamente as relações econômicas e tornam-se um instrumento que mata”, afirma o Papa. Ele diz ainda que a globalização não pode se transformar em um “novo tipo de colonialismo”.
(Rede Brasil Atual)

Nenhum comentário: